Um avião de passageiros despenhou-se na manhã desta segunda-feira no aeroporto de Katmandu, no Nepal, quando se aproximava da pista de aterragem. Seguiam 71 pessoas a bordo do aparelho e há registo de, pelo menos, 49 mortos e 22 feridos, de acordo com o balanço feito pelas autoridades nepalesas.

O porta-voz da polícia do Nepal, Manoj Neupane, declarou à agência de notícias espanhola EFE que todos os corpos já foram recuperados do avião, da linha aérea US-Bengala, onde viajavam 67 passageiros e quatro tripulantes.As agências de notícias internacionais dão ainda conta de um enorme aparato no local do acidente, com equipas médicas e bombeiros a vasculharem os detritos à procura de sobreviventes.

O porta-voz do Governo do Nepal confirmou ainda esta manhã a existência de vítimas mortais decorrentes da queda de um avião que se despenhou e incendiou quando tentava aterrar no aeroporto de Katmandu.“Acabámos de retirar cadáveres e pessoas feridas dos detritos”, disse Narayan Prasad Duwadi à agência de notícias francesa AFP.

O avião despenhou-se e incendiou-se nas manobras de aterragem, quando sofreu uma derrapagem na pista, explicou um porta-voz do aeroporto. De acordo com a mesma fonte, citada pela agência espanhola EFE, “o avião S2-AGU descolou de Dacca e estava a aterrar no TIA (aeroporto de Katmandu)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As equipas de resgate chegaram ao local em que despenhou a aeronave, que em grande parte ficou reduzida a cinzas e de ferro retorcido pelo fogo, conseguindo resgatar pelo menos trinta dos ocupantes do aparelho.

O diretor do aeroporto internacional Tribhuvan, Raj Kumar Chhetri, confirmou à EFE que pelo menos nove dos resgatados faleceram no hospital. As autoridades nepalesas ainda não informaram sobre as possíveis causas do acidente.

O tráfego aéreo no aeroporto, que havia sido interrompido, já foi reaberto. Os passageiros eram na sua maioria nepaleses e bangalis, mas as agências de notícias ainda estão a dar informações desencontradas sobre as nacionalidades.

As imagens que já começaram a ser divulgadas registam fumo intenso na zona onde o avião caiu.

(em atualização)