Manuel Heitor, o Ministro da Ciência português, já reagiu à morte de Stephen Hawking. Citado pela agência Lusa, o Ministro elogiou o legado do físico britânico. “Hoje estar no mundo é saber fazer as perguntas mais difíceis mesmo que não tenhamos respostas imediatas para elas e por isso [Hawking] é um exemplo para todos, certamente para os mais jovens e é uma lição de vida que vale a pena viver e vale a pena ter boas ideias.”
“Ele questionou-se inclusive a ele próprio. Por exemplo: quando há uns anos atrás, em 2010, veio repor toda a sua teoria sobre o universo e os buracos negros mostrou que faz parte de fazer ciência estar sempre a questionar e a fazer novas perguntas”. O físico, aponta Manuel Heitor, “não tinha medo da morte, mas tinha medo de não conseguir fazer tudo o que queria fazer até morrer. Isso mostra o que é o espírito de uma pessoa forte que quer viver e quer estar sempre a fazer perguntas”.
“Diverte-te aí entre as estrelas”, escreveu o antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na sua página do Twitter.
Have fun out there among the stars. pic.twitter.com/S285MTwGtp
— Barack Obama (@BarackObama) March 14, 2018
A primeira-ministra britânica Theresa May elogiou a mente “brilhante e extraordinária” do físico. Hawking foi, apontou Theresa May, “um dos grandes cientistas da sua geração. A sua coragem, humor e determinação para tirar o melhor da vida foram uma inspiração. O seu legado não será esquecido”.
Professor Stephen Hawking was a brilliant and extraordinary mind – one of the great scientists of his generation. His courage, humour and determination to get the most from life was an inspiration. His legacy will not be forgotten.
— Theresa May (@theresa_may) March 14, 2018
Eddie Redmayne, o ator que interpretou Stephen Hawking no filme “A Teoria de Tudo” (papel com o qual ganhou um Óscar de Melhor Ator) enviou uma declaração ao órgão digital norte-americano Mashable: “Perdemos uma mente verdadeiramente brilhante, um cientista assombroso e o homem mais divertido que já tive o prazer de conhecer. O meu amor e os meus pensamentos estão com a sua extraordinária família”.
Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, destacou a “coragem de tirar a respiração” do físico na luta contra “as adversidades da vida”, assim como “a sua determinação em explicar os mistérios do cosmos”.
Stephen Hawking inspired the world with his determination to explain the mysteries of the cosmos. But he also showed breathtaking courage to overcome life's adversities and a burning passion to protect our National Health Service. He will be greatly missed.
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) March 14, 2018
O comediante John Oliver, que o entrevistou, recordou “um homem brilhante mas também incrivelmente divertido”. Falar com ele foi “um privilégio”, acrescentou.
Stephen Hawking was a brilliant man, but he was also an incredibly funny man. It was a huge privilege to waste some of his time, and I'll never forget the twinkle in his eye here …https://t.co/xUmm2qIAiN
— John Oliver (@iamjohnoliver) March 14, 2018
A NASA, através da sua conta oficial de Twitter, homenageou também o físico. “As suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo ainda estamos a explorar”.
Remembering Stephen Hawking, a renowned physicist and ambassador of science. His theories unlocked a universe of possibilities that we & the world are exploring. May you keep flying like superman in microgravity, as you said to astronauts on @Space_Station in 2014 pic.twitter.com/FeR4fd2zZ5
— NASA (@NASA) March 14, 2018
Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, também enviou as suas condolências: ” Perdemos uma mente colossal e um espírito magnífico. Descansa em paz, Stephen Hawking”:
Stephen Toope, professor e vice-reitor da Universidade de Cambridge, afirmou: “O professor Hawking era um indivíduo único que será recordado de forma calorosa e afectuosa, não apenas em Cambridge mas em todo o mundo. As suas contribuições excecionais para o conhecimento científico e para o aumento da popularidade da ciência e da matemática deixam um legado que não poderá ser apagado. A sua personalidade era uma inspiração para milhões de pessoas. Vamos sentir a falta dele”.
A página oficial da série “A Teoria do Big Bang” no Twitter recordou a passagem de Hawking pelo programa e agradeceu-lhe a inspiração:
In loving memory of Stephen Hawking. It was an honor to have him on The #BigBangTheory. Thank you for inspiring us and the world. pic.twitter.com/9rWoYqIToy
— The Big Bang Theory (@bigbangtheory) March 14, 2018
A cantora Katy Perry diz que tem “um grande buraco negro no coração” depois da morte do físico:
there’s a big black hole in my heart hours before Pi day. Rest In Peace @Steven_Hawking… See you in the next ❤️
— KATY PERRY (@katyperry) March 14, 2018
Al Jean, guionista e produtor da série “Os Simpsons”, sublinhou que o físico tinha “um sentido de humor tão vasto quanto o universo”.
.@TheSimpsons RIP Stephen Hawking. A sense of humor as vast as the universe. pic.twitter.com/528kWRhfVR
— Al Jean (@AlJean) March 14, 2018
O músico Nile Rodgers enviou as condolências à família e elogiou o sentido de humor de Stephen Hawking:
#RIPStephenHawking Condolences to your family who are super cool. I'll be forever grateful to @Google for hooking us up. You had the best sense of humor though I had to wait for the punchlines. #puregenius #love @nilerodgers and @WeAreFamilyFdtn pic.twitter.com/kJxPqQIbW6
— Nile Rodgers (@nilerodgers) March 14, 2018
O professor e especialista em Física Matthew Buckley lembrou que Hawking era um grande cientista. “O mundo talvez não o chegasse a conhecer se nunca tivesse sofrido da doença de que sofreu, mas deveria”.
https://twitter.com/physicsmatt/status/973780558630260738?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.businessinsider.com%2Fstephen-hawking-death-reactions-2018-3&tfw_creator=RosiePerper&tfw_site=SciInsider