Nem os defensores da teoria do “dinheiro jogado de helicóptero”, ou “helicopter money“, como forma de dinamizar a economia e a inflação, teriam este método em mente. Ao descolar de um aeroporto na Rússia — Yakutsk — um avião de transporte de mercadorias largou cerca de 200 barras de ouro e outros metais preciosos. O peso da carga — mais de nove toneladas — terá arrombado a porta e as pedras “choveram” na pista do aeroporto e nas redondezas do aeroporto.

Segundo autoridades aeroportuárias que falaram com a agência Interfax, o avião aterrou imediatamente numa cidade vizinha, a cerca de 12 quilómetros de Yakutsk. As mesmas fontes indicaram, ao The Moscow Times, que o avião Nimbus Airline An-12 poderá ter tido uma descolagem mais agitada fruto do vento forte que se fazia sentir naquela zona.

O ouro que caiu do avião — cerca de três toneladas — terá um valor estimado no equivalente a 300 milhões de euros. Segundo responsáveis do Ministério da Administração Interna da Rússia, citados pela agência TASS, já foram recolhidas 172 barras de ouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ninguém terá ficado ferido como resultado deste incidente, que aconteceu numa zona — Yakutia — conhecida pelos seus depósitos de diamantes e de outros metais e pedras preciosas. Mas a população usou as redes sociais para divulgar mapas sobre a localização possível das barras de ouro, no que está a tornar-se uma pequena “corrida ao ouro” por parte de algumas pessoas.

Atirar dinheiro de um helicóptero será a solução para a crise?

c