Nem os defensores da teoria do “dinheiro jogado de helicóptero”, ou “helicopter money“, como forma de dinamizar a economia e a inflação, teriam este método em mente. Ao descolar de um aeroporto na Rússia — Yakutsk — um avião de transporte de mercadorias largou cerca de 200 barras de ouro e outros metais preciosos. O peso da carga — mais de nove toneladas — terá arrombado a porta e as pedras “choveram” na pista do aeroporto e nas redondezas do aeroporto.

Segundo autoridades aeroportuárias que falaram com a agência Interfax, o avião aterrou imediatamente numa cidade vizinha, a cerca de 12 quilómetros de Yakutsk. As mesmas fontes indicaram, ao The Moscow Times, que o avião Nimbus Airline An-12 poderá ter tido uma descolagem mais agitada fruto do vento forte que se fazia sentir naquela zona.

O ouro que caiu do avião — cerca de três toneladas — terá um valor estimado no equivalente a 300 milhões de euros. Segundo responsáveis do Ministério da Administração Interna da Rússia, citados pela agência TASS, já foram recolhidas 172 barras de ouro.

Ninguém terá ficado ferido como resultado deste incidente, que aconteceu numa zona — Yakutia — conhecida pelos seus depósitos de diamantes e de outros metais e pedras preciosas. Mas a população usou as redes sociais para divulgar mapas sobre a localização possível das barras de ouro, no que está a tornar-se uma pequena “corrida ao ouro” por parte de algumas pessoas.

c