Uma sondagem do Expresso e da SIC publicada esta sexta-feira coloca o PS perto da maioria absoluta, com 41,5% das intenções de voto, e dá uma subida de 1,5 pontos percentuais ao PSD no primeiro mês da liderança de Rui Rio. Os sociais-democratas recolhem 28,4% das intenções de voto.

Esta é a maior subida do PSD desde 2015, nota o Expresso, sublinhando que nem os vários casos que têm afetado os sociais-democratas após o congresso do mês passado — como a escolha de Elina Fraga para a direção ou a polémica em torno do currículo académico de Feliciano Barreiras Duarte — fizeram o partido perder apoio.

Porém, o PS vai-se aproximando da maioria absoluta, conquistando novamente mais de 40% das intenções de voto.

O Bloco de Esquerda aparece em terceiro lugar com 7,7% das intenções de voto; a CDU é quarta força, com 7,3%; o CDS está em quinto, com 6,6%, com base em opiniões que foram já recolhidas após o congresso do partido. O PAN aparece em último entre os partidos com representação parlamentar, com 1,5% das intenções de voto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sondagem mediu também a popularidade das principais figuras da política nacional: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conquistou um saldo de popularidade (diferença entre as opiniões negativas e as positivas) positivo de 63,9%, uma subida de 0,6 pontos percentuais face à última sondagem; o primeiro-ministro, António Costa, tem um saldo positivo de 34,2%, tendo subido 0,7 pontos percentuais; Rui Rio tem um saldo também positivo, de 10,3%.

O Parlamento, Assunção Cristas, Jerónimo de Sousa, o Governo e Catarina Martins aparecem de seguida no “ranking” da popularidade, todos com saldos positivos.

Com saldo negativo parece estar a Justiça. Os juízes têm um saldo de popularidade negativo, de -14,7%, e o Ministério Público tem um saldo de -18,4%.