Telma Monteiro está a começar da melhor forma o ano de 2018 e, depois do sétimo lugar no Grand Slam de Paris em fevereiro, venceu este sábado a medalha de ouro na categoria de -57kg do Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia.
Isenta da primeira ronda, a judoca portuguesa, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, começou por afastar Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, 15.ª do ranking mundial, por wazari em golden score, seguindo-se o triunfo diante da russa Daria Mezhetskaia (17.ª do mundo) também em golden score.
Na meia-final, a atleta do Benfica, que ocupa nesta altura a 23.ª posição do ranking, teve outro combate de grande dificuldade com a japonesa Momo Mataoki (20.ª do mundo, que antes eliminara a melhor do mundo, a mongol Sumiya Dorjsuren), ganhando de novo por wazari. Na final, Telma Monteiro teve pela frente Chen-ling Lien, de Taipé (12.ª do ranking), conseguindo impor desde cedo o seu judo e vencendo em pouco mais de dois minutos.
Entre os outros portugueses, João Crisóstomo, 36.º do ranking mundial da categoria de -66kg, perdeu na segunda ronda por wazari com o russo Isa Isaev, 104.º do mundo. Na categoria de -73kg, Jorge Fernandes, 48.º do ranking, foi eliminado na primeira ronda pelo mongol Tsogtbaatar Tsend-Ochir (40.º) por wazari, ao passo que Nuno Saraiva, 60.º do mundo, perdeu por ippon com o georgiano Zviad Kapanadze (279.º).
No quadro feminino, e além de Telma Monteiro, esteve também em ação esta manhã em Ecaterimburgo Joana Diogo, 23.ª do ranking mundial da categoria de -48kg, que perdeu com Narantsetseg Ganbaatar, da Mongólia, por ippon. Este domingo entrarão em prova Yahima Ramirez (-81kg).