Quatro dias depois do domingo de Páscoa que gerou a confusão, Letizia reapareceu. A rainha de Espanha fez a sua primeira aparição pública depois da situação tensa que protagonizou com a sogra, a rainha emérita Sofia, depois da missa pascal em Palma de Maiorca.

Letizia compareceu nas Jornadas sobre Tratamento Informativo da Deficiência nas Redes Sociais ao lado de um dos seus pilares, o secretário privado José Manuel Zuleta, que a acompanha desde que casou com Felipe VI, em 2004. Dolors Montserrat, a ministra da Saúde espanhola que é bastante cúmplice da rainha, também marcou presença.

Espanha. Tensão entre rainhas marca a missa pascal: “Deixe-as, por favor”, pediu Sofia a Letizia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o El País, a rainha surgiu sorridente e saudou todas as pessoas que a esperavam junto à sede do Colégio de Médicos, onde decorreu o evento. O jornal espanhol explica que, ao longo dos últimos dias, a imprensa do país especulou sobre a atitude de Letizia quando voltasse a aparecer: vários meios de comunicação social garantiam que o mais provável era a rainha emitir um pedido de desculpas público, como já aconteceu no passado.

Mas enganaram-se. Letizia surgiu como se nada se tivesse passado e sorriu, acenou e disse “bom dia” quando saiu do carro oficial que a transportava. O momento mais desagradável ocorreu já no fim do evento, quando a rainha de Espanha se deslocava de novo para o veículo: o grupo de pessoas que esperava no exterior do Colégio de Médicos vaiou e insultou Letizia, com uma rapariga a gritar “fora, antipática, fraca!”.

A prima de Felipe VI que criticou Letizia: “Ela mostrou a sua verdadeira cara”

Letizia sorriu, acenou, não respondeu às perguntas dos jornalistas e entrou dentro do carro.

O momento tenso entre Letizia e Sofia aconteceu este domingo, no final da missa pascal em que a família real marcou presença. À saída da missa, a rainha emérita preparava-se para posar para a fotografia com as netas, Leonor e Sofia, que abraçava pelos ombros. Nesse momento, a rainha Letizia colocou-se em frente às três impedindo o momento fotográfico e a neta retirou a mão da avó do ombro.