O despiste de um autocarro no IP2 no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, provocou um morto, quatro feridos graves e 29 feridos considerados ligeiros. No local foram ainda assistidos 15 passageiros. As vítimas vinham de uma viagem de finalistas a Espanha e regressavam a casa, na Covilhã.

Segundo fonte da GNR de Portalegre, o aparatoso acidente terá ocorrido pelas 18h00 entre a freguesia de Arez e Amieira do Tejo, concelho de Nisa,  e está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação da GNR. A via onde aconteceu o acidente, no IP2 esteve cortada nos dois sentidos desde então.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre disse ao Observador que a última atualização das vítimas foi feita pelas 20h34. A essa hora dois feridos ligeiros tinham sido levados para o Hospital de Castelo Branco, 11 feridos ligeiros e um grave para o de Portalegre, 16 feridos ligeiros e três graves para o Hospital de Abrantes. No local foram assistidos 15 alunos, que foram depous levados num autocarro da câmara para a Biblioteca Municipal de Nisa.

O jornal Sol refere a vítima mortal tem 20 anos e é de Tortosendo, Covilhã. O Jornal de Notícias diz que as vítimas, que têm entre 18 e 23 anos, pertencem à Escola Frei Heitor Pinto, na Covilhã, e que estavam a regressar da viagem de finalistas a Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelas 20h30 estavam no local 12 entidades diferentes, entre eles bombeiros e patrulhas da GNR.

As operações de remoção do autocarro envolvido no despiste começaram pelas 22h00.

Secretário de estado da Saúde diz que não há feridos graves

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou, horas depois do acidente, que não havia feridos graves. Segundo Fernando Araújo, em Abrantes a rapariga de 18 anos que ali deu entrada como ferida grave está consciente e estável e sem lesões graves. Suspeitava-se que tinha sofrido um “traumatismo craniano”. Os restantes 12 feridos ligeiros aqui assistidos terão alta em breve.

Fernando Araújo disse ainda que os 16 feridos, entre eles o motorista do autocarro, transferidos para Portalegre e os quatro conduzidos para Castelo Branco apresentam todos ferimentos ligeiros. E que não havia feridos graves entre as vítimas.

Recorde-se que os dados foram avançados pelas equipas que estiveram no local e acorreram ao sinistro, aliás como acontece em todos os acidentes.

Marcelo lamenta acidente

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente o acidente de autocarro com jovens estudantes ocorrido perto de Nisa”, no distrito de Portalegre, que fez um morto e quatro feridos graves, dizendo-se “desolado”.

Em mensagem publicada na página da internet da Presidência, o chefe de Estado, que se encontra em França, enviou “as mais sinceras condolências à família enlutada e aos amigos do jovem [de 20 anos] tão tragicamente desaparecido”, desejando “rápida recuperação a todos os feridos”.

O autocarro em que seguiam, além do motorista, 48 passageiros, a maioria dos quais jovens entre os 18 e os 23 anos da Covilhã e de Belmonte regressavam de uma viagem de finalistas a Espanha.