Um homem de 22 anos foi constituído arguido por suspeita de furto qualificado numa habitação em Ponte de Lima, sendo que os bens, no valor de mais de 50 mil euros, foram recuperados pela GNR, foi esta sexta-feira revelado.
Contactado pela agência Lusa, a propósito de um comunicado do Comando Territorial de Viana do Castelo, o comandante do destacamento territorial de Arcos de Valdevez, capitão Rui Bento, explicou que os bens foram furtados da casa de um cidadão alemão, em Ponte de Lima.
A queixa formalizada pelo proprietário da habitação no início deste mês desencadeou uma investigação que permitiu identificar e localizar o suspeito, natural de Ponte de Lima.
Segundo o capitão Rui Bento, “o arguido guardou os bens furtados na casa da namorada, em Bragança”, capital da sub-região das Terras de Trás-os-Montes.
Após “uma busca domiciliária e uma busca em veículo, a grande maioria dos bens furtados foi recuperada pela GNR”.
[Duarte Lima admite ter estado com Rosalina Ribeiro na noite em que a herdeira milionária desapareceu mas nega ter sido a última pessoa a vê-la com vida. Conta que, depois da reunião que tiveram, no Rio de Janeiro, levou a cliente até Maricá, para um encontro com uma mulher chamada Gisele. É uma versão que não bate certo com as primeiras provas recolhidas pelas autoridades brasileiras. Enquanto Duarte Lima se torna, para a polícia, o principal suspeito do homicídio, perde força a outra linha de investigação. Olímpia Feteira era inimiga assumida da antiga companheira do pai mas garante que nunca desejou a morte dela. E, ao contrário de Duarte Lima, disponibiliza-se para prestar todas as informações necessárias à polícia brasileira. Já pode ouvir o segundo episódio de “As Sombras de Duarte Lima”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]
Foi ainda recuperado um computador, “vendido através da plataforma OLX a um comprador, residente no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, identificado pela GNR, por suspeita de recetação de alguns dos objetos furtados”.
O “valor dos bens ultrapassa os 50 mil euros”, sendo que foram apreendidos outros objetos relacionados com, pelo menos, outros três ilícitos criminais da mesma natureza.
Entre o material recuperado, encontra-se um veículo automóvel, um motociclo elétrico, duas malas de viagem, chaves de veículos e de uma habitação, diverso material informático e eletrónico e documentos pessoais.
O suspeito, com antecedentes criminais e referenciado pela prática de ilícitos da mesma natureza, foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima.
A ação contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança.