A imagem foi publicada pela assessora de imprensa de Donald Trump na noite de sábado na rede social Twitter, um dia depois da intervenção dos Estados Unidos, Reino Unido e França na Síria. Mostrava o presidente americano na sala de crise da Casa Branca reunido com várias pessoas, entra elas o vice-presidente.
Na legenda, a mensagem aludia a uma reunião a preparar o ataque à Síria. O problema é que, naquele dia, o vice-presidente, Mike Pence, estava no Peru e os utilizadores do Twitter não perdoaram. Acusada nas redes de transmitir informação enganadora, Sarah Sanders acabou por vir clarificar a situação este domingo, assumindo que a imagem correspondia a uma reunião realizada na última quinta-feira, mas mantinha a mensagem que queria passar.
Segundo o The Guardian, na publicação feita através da sua conta profissional, Sarah Sanders escreveu: “Ontem à noite, o presidente avisou os nossos adversários: quando ele desenha uma linha vermelha, ele cumpre”. A mensagem era ilustrada com uma imagem captada na sala de crise da Casa Branca, onde Trump tinha sentado à sua direita o vice-presidente, transmitindo a ideia de que naquela reunião estariam a gerir o ataque à Síria a partir dali e naquele momento.
Last night the President put our adversaries on notice: when he draws a red line he enforces it. (Inside the Situation Room as President is briefed on Syria - Official WH photos by Shealah Craighead) pic.twitter.com/GzOSejdqQh
— Sarah Sanders (@PressSec) April 15, 2018
Quando viu a publicação, Walter Shaub — que trabalhou no Gabinete de Ética do Governo e se demitou por considerar que Trump não dava qualquer relevância ao trabalho ali realizado — não hesitou em reagir. “Tweet fascinante em que Sarah Sanders revela que Mike Pence está simultaneamente no Peru e em Washington”, publicou no Twitter. Os comentários seguiram-se, mesmo com alguns utilizadores a analisar as indumentárias dos intervenientes e a referirem que, por exemplo, a gravata de Trump era a mesma que ele tinha usado numa aparição de quinta-feira.
No domingo a assessora de imprensa da Casa Branca veio dizer aos jornalistas que mantinha a mensagem inicial, mas acrescentando que a imagem que publicou era, de facto, de quinta-feira. Ainda assim manteve a mensagem, sem qualquer pedido de desculpa pelo lapso.
Fascinating tweet in which Sarah Sanders reveals that Mike Pence was simultaneously in Peru and Washington. If this new capability doesn’t scare our enemies, nothing will. #QuantumEntanglementMike https://t.co/YdeILzG28M
— Walter Shaub (@waltshaub) April 15, 2018
Não é a primeira vez que o governo de Trump reutiliza fotos antigas em publicações das redes sociais, que acabam a gerar polémica. O próprio presidente já o fez, até recentemente, quando quis passar a mensagem de que o muro na fronteira com o México estava a seguir os planos de construção em bom ritmo.