O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou esta quarta-feira que o diretor da agência de espionagem externa norte-americana CIA, Mike Pompeo, se encontrou na semana passada com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Numa mensagem no Twitter, Trump explicou que foi uma reunião “muito fluida”, que “se criou uma boa relação” e que ambos abordaram detalhes relacionadas com a cimeira que os dois chefes de Estado deverão realizar em maio. “Mike Pompeo reuniu-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. A reunião foi muito fluida e criou-se uma boa relação”, escreveu o Presidente norte-americano. “Os detalhes da Cimeira estão a ser resolvidos agora. A desnuclearização será algo grandioso para o mundo, mas também para a Coreia do Norte!”, afirmou Trump.

Os meios de comunicação social norte-americanos noticiaram na terça-feira a reunião entre o ainda diretor da CIA — que foi nomeado para secretário de Estado dos EUA, em substituição de Rex Tillerson — e o líder norte-coreano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trump não deu mais detalhes sobre o encontro, mas a imprensa dos Estados Unidos indicou que a viagem de Pompeo à Coreia do Norte ocorreu em finais de março, coincidindo com a Semana Santa. O principal objetivo, salientam os meios de comunicação, foi o aproximar posições quanto às condições que cada um dos lados exigem para o encontro entre ambos os chefes de Estado.

Duas fontes citadas pelo diário The Washington Post indicam que no encontro também foi abordada a questão do programa de armas nucleares de Pyongyang.

Pompeo vai ser o chefe da diplomacia norte-americano. A sua nomeação foi anunciada pelo próprio Donald Trump numa mensagem de Twitter na qual também anunciou o despedimento do seu antecessor, Rex Tillerson. Tillerson e Trump manifestaram visões contrárias sobre vários assuntos na política externa dos Estados Unidos, a mais relevante das quais a postura face à Coreia do Norte.

Altos responsáveis norte-americanos indicaram que Trump e Kim Jong-un deverão realizar o primeiro encontro da história entre os EUA e a Coreia do Norte em maio ou junho e que estão em análise cinco cenários, sobre os quais não deram pormenores.

O diretor dos serviços secretos norte-americanos (CIA) e futuro secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, realizou uma visita secreta a Pyongyang, no fim de semana de Páscoa, durante a qual terá mantido um encontro com o dirigente norte-coreano, de acordo com informação avançada pelo Washington Post e confirmada por outros media norte-americanos.

Dois responsáveis próximos das negociações avançaram a informação ao jornal, que explica que este terá sido o encontro ao mais alto nível entre os dois países desde que Madeleine Albright, à altura secretária de Estado, se encontrou com Kim Jong-il no ano 2000.

À CNN, uma fonte próxima do processo garantiu que Pompeo não levou consigo nenhum representante da Casa Branca, indo apenas acompanhado de outros responsáveis dos serviços secretos. A CIA, contudo, não confirmou oficialmente a realização da viagem.

Mike Pompeo, que aguarda atualmente a aprovação do Congresso para poder assumir o cargo de secretário de Estado, tem estado a encabeçar as negociações com a Coreia do Norte através de um canal de comunicação que existe entre a CIA e o seu órgão equivalente norte-coreano, o Gabinete de Reconhecimento Geral, explica o New York Times.

Casa Branca confirma contactos “ao mais alto nível”

A Casa Branca afirmou terem decorrido contactos “ao mais alto nível” com o líder da Coreia do Norte, mas que o Presidente Donald Trump não falou diretamente com Kim Jong-un. “Em relação às conversações com Kim Jong-un: o Presidente [Trump] disse que a administração tinha mantido contactos ao mais alto nível e acrescentou que não tinham sido diretamente com ele”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

O esclarecimento da Casa Branca surge depois de Trump, ao ser questionado sobre se tinha estado em contacto direto com Kim Jong-un, ter respondido: “Sim”.

A partir da sua luxuosa propriedade de Mar-a-Lago, na Florida, onde recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Trump mostrou-se otimista em relação aos preparativos para a cimeira histórica com Kim Jong-un, “provavelmente no início de junho”. “Chegou a hora de falar, de resolver os problemas”, sublinhou Trump. “Há uma verdadeira possibilidade de resolver um problema mundial. Este não é um problema dos Estados Unidos, do Japão ou de outro país, é um problema do mundo”, reiterou.

Questionado sobre a possibilidade do encontro se realizar nos Estados Unidos, Trump respondeu que “não”, sem mais pormenores.

A cimeira de 27 de abril próximo deverá realizar-se uma cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O encontro vai ser o terceiro entre a liderança dos dois países vizinhos, e vai decorrer na parte sul-coreana da zona desmilitarizada, em Panmunjom. Um encontro semelhante com os Estados Unidos está a ser preparado para maio ou junho.