Uma chuva de poeiras pode atingir a região sul de Portugal durante o fim de semana. Ao Observador, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que existe probabilidade de ocorrência de aguaceiros com concentração de poeiras no sotavento algarvio (ou seja, de Faro para leste). Estas poeiras entram na circulação de uma depressão, que tem origem no Norte de África, e se dirige até à Europa, neste caso até à Península Ibérica.
Neste momento, e de acordo com o IPMA, a depressão está centrada a sudoeste de Sagres e no fim de semana vai originar aguaceiros nas regiões do Alentejo e do Algarve. A chuva de poeiras, contudo, tem maior probabilidade de ocorrer na região fronteiriça com Espanha, em zonas como Vila Real de Santo António e Castro Marim — provocando assim a deposição de poeiras no solo.
Em Espanha é muito mais provável que este fenómeno aconteça no fim de semana devido à posição de proximidade com o Norte de África. De acordo com o El Español, estas chuvas com deposição de poeiras vão ocorrer nas regiões da Galiza, Andaluzia e Estremadura.
De acordo com o IPMA, o fim de semana traz períodos de aguaceiros mais intensos na região sul, com probabilidade de ocorrência de trovoadas. No sábado deve verificar-se uma descida da temperatura máxima, mas que, no domingo, volta a recuperar para os valores que se têm feito sentir nos últimos dias (acima dos 20 graus). Para o início da semana estão previstos aguaceiros, sobretudo na região do interior e durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. As máximas voltam a subir de forma gradual na próxima semana.