Já (quase) todos nos habituámos a que a Google nos brinde, em determinados dias, com Doodles — as animações criadas para assinalar e celebrar eventos históricos, festividades e dar destaque a personalidades. O primeiro foi criado em 1998, quando os fundadores da Google, Larry e Sergey, brincaram com o logótipo da empresa para indicar a sua participação no festival Burning Man, no deserto do Nevada.

Esta quinta-feira a empresa voltou a inovar e criou o primeiro Doodle interativo em realidade virtual (RV)/360°, com o objetivo de homenagear o realizador e ilusionista francês Georges Méliès (1861-1938). O Doodle intitulado “Back to the Moon” foi feito em colaboração entre as equipas dos doodles da Google, da Google Spotlight Stories, do Google Arts & Culture e da Cinemateca Francesa. A data escolhida deve-se ao facto de esta quinta-feira se assinalarem os 112 anos do lançamento do filme  ‘À la conquête du pôle (À conquista do Polo), lançado no dia 3 de maio de 1912.

Georges Méliès foi pioneiro em muitas técnicas de ficção nos primeiros tempos do cinema, principalmente na utilização de efeitos especiais — é mesmo conhecido como “o pai dos efeitos especiais” — e na criação de alguns dos primeiros filmes de ficção científica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR