Há quem lhe chame os Óscares da Moda e, nesta segunda-feira, a Met Gala voltou a fazer jus ao título, no Metropolitan Museum of Art. Dezenas de celebridades pisaram a passadeira vermelha que antece a gala anual do museu nova-iorquino, incluindo Madonna, Rihanna, Kim Kardashian West, Blake Lively, Jennifer Lopez, Donatella Versace e as irmãs Hadid. Desfile mais extravagante do que este não há, nem mesmo quando o tema é a relação da moda com o catolicismo. Crucifixos, auréolas, rendas, mitras papais, bordados, brocados, vermelho cardeal e dourado, muito dourado.

No topo das extravagâncias esteve, entre outras, Katy Perry. Graças às duas enormes asas cobertas de penas, a cantora teve de chegar num Rolls Royce descapotável. Rihanna brilhou numa criação da Maison Margiela e foi a única convidada a usar uma mitra, devidamente estilizada, claro. Os acessórios usados na cabeça foram, sem sombra de dúvida, as estrelas da red carpet. Das várias auréolas douradas ao pequeno altar que Sarah Jessica Parker usou no topo do seu penteado, foram várias as peças que deram que falar. Mas se, por um lado, houve lugar para as silhuetas mais clássicas — Kate Bosworth, Diane Kruger, Gigi Hadid e Blake Lively desfilaram como verdadeiras divas de Hollywood –, também houve quem decidisse fazer interpretações bem mais profanas (ou pouco católicas, se preferir) do tema, a começar com Solange Knowles e o seu look desenhado por Iris van Herpen. Além dela, também Zoë Kravitz e Zendaya arrojaram no outfit. Duas últimas notas: Madonna, que percorreu a red carpet com o seu amigo de longa data Jean Paul Gaultier, e Cardi B, grávida, de braço dado com Jeremy Scott e com um vestido inspirado na rainha Isabel I.

Quando menos se esperava, um pedido de casamento na red carpet. Os protagonistas foram o rapper 2 Chainz e a namorada Kesha Ward © Jamie McCarthy/Getty Images

Mas a passadeira vermelha desta segunda-feira à noite também esteve repleta de casais. Hailey Baldwin e Shawn Mendes estrearam-se, enquanto casal, numa red carpet, tal como Cole Sprouse e Lili Reinhart, atores da série Riverdale. Houve mesmo um pedido de casamento em plena escadaria. O rapper 2 Chainz ajoelhou-se e propôs-se à namorada Kesha Ward em frente aos fotógrafos. No que toca a marcas, a noite foi da moda italiana, já que várias casas carregam a herança dos elementos sacros no seu ADN. A Versace, co-anfitriã do evento em conjunto com a revista Vogue, superou todas as outras ao vestir o maior número de celebridades para a festa.

Com inauguração marcada para dia 10 de maio, “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” é a maior exposição de sempre do Metropolitan Museum of Art e, como manda a tradição, foi ela a ditar o tema da edição de 2018 da gala. Entre as dezenas de peças expostas ao público até outubro estão tesouros dos Museus do Vaticano, mas também da sacristia da Capela Sistina. Entre elas, há joias de valor incalculável, algumas já usadas por anteriores papas. Lado a lado, estão criações de autores contemporâneos. A seleção de peças de passerelle inclui elementos dos arquivos da Versace e da Christian Dior, entre muitos outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR