Havia sinais de que o líder norte-coreano Kim Jong-un estava de regresso à China para um novo encontro com Xi Jinping. De acordo com o Washington Post, havia notícias de que a segurança tinha sido reforçada e estava ainda mais rigorosa do que é habitual na zona em redor do aeroporto de Dalian onde também foi visto o avião que costuma transportar o presidente da Coreia do Norte.

Apesar dos rumores, ainda não houve qualquer informação oficial — mas a imprensa chinesa avança que o líder da Coreia do Norte fez uma visita surpresa e manteve reuniões com Xi Jinping na segunda e na terça-feira. Encontros terão ocorrido na cidade de Dalian, na região norte do país.

É a segunda vez em pouco mais de um mês que os dois líderes se encontram — recorde-se que o presidente da Coreia do Norte visitou a China e reuniu-se com o presidente Jinping, em Pequim, no passado mês de março, no que foi a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro desde que assumiu a liderança do país em 2011..

O comboio misterioso que levou Kim Jong-un até Pequim

Esta segunda visita ocorre numa altura em que se prepara a anunciada cimeira entre Kim Jong-un e o presidente norte-americano, Donald Trump, prevista para meados de junho.

(em atualização)