A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lança esta terça-feira um novo simulador de preços da energia, que permite às famílias e empresas comparar todas as ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural em Portugal continental.

O diretor de tarifas e preços da ERSE, Pedro Verdelho, defendeu que “o exercício de escolha deve ser feito com frequência pelo menos anual”, adiantando que em Portugal a taxa de switching (mudança de fornecedor) é superior a 30%, o que significa que em média há uma mudança a cada três anos.

“Estamos a fazer uma melhoria do simulador que disponibilizamos, que foi o primeiro, desde 2007. É altura de melhorá-lo, torná-lo mais fácil de utilizar […] para facilitar os consumidores na sua escolha de comercializador no sentido de pagar menos”, adiantou à Lusa o responsável. Pedro Verdelho explicou que o desenvolvimento do mercado retalhista de eletricidade e de gás natural alargou a escolha dos consumidores, existindo “uma assimetria de informação entre o lado da oferta e o lado da procura, o que justifica que tenha que haver muita informação ao consumidor”.

Além de reunir as ofertas para famílias e empresas com consumos até 41,4 kilovoltampere (kVA), o novo simulador, acessível na página da ERSE na internet, em www.erse.pt. , permite também aos vários agentes do setor terem acesso à base de dados com informação relativa a todas as empresas e a todas as ofertas, uma vez que os comercializadores têm obrigação de enviar todos os elementos ao regulador.

O simulador permite realizar dois tipos de simulação para o tipo de oferta – eletricidade, gás natural ou eletricidade e gás natural: uma simulação rápida (basta escolher entre os três casos pré-preenchidos) e uma simulação personalizada, em que são utilizados os dados retirados da fatura do consumidor/empresa.

Em novembro, foi lançado o portal Poupa Energia, gerido pela ADENE — Agência para a Energia, que também permite comparar as ofertas de eletricidade e de gás natural existentes no mercado e contratualizar a proposta pretendida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR