Foi em Maio que celebrámos quatro anos de existência, foi em Maio que lançámos o programa Observador Premium e foi em Maio que obtivemos os melhores resultados de sempre nos três indicadores mais importantes medidos pelo Google Analytics, o standard internacional para a medição do alcance dos sites online. Em Maio de 2018 o site do Observador foi acedido por 5,6 milhões de utilizadores diferentes ou, para ser mais exacto, por 5,6 milhões de máquinas diferentes. Este número deverá corresponder a perto de quatro milhões de leitores, estimando-se que três milhões o tenham feito a partir de Portugal.

Estes utilizadores geraram 14,1 milhões de visitas ao site e appspermitindo chegar a um impressionante total de mais de 64 milhões de páginas vistas (“pageviews”). Estes resultados são especialmente significativos já que, a partir de 2 de Maior, um conjunto selecionado de artigos do Observador passou a ter o seu acesso limitado a 7 visualizações por mês para os não assinantes. Esse limite não impediu que dois artigos premium tivessem sido lidos por mais de 70 mil pessoas.

No mês de arranque o programa Premium está também a superar as nossas expectativas. No entanto, como ainda decorre, até ao final deste mês de Junho, o período promocional de lançamento, é ainda prematuro divulgarmos os primeiros números, sendo certo que são muito auspiciosos.

Em Maio o Observador editou uma revista em papel, de grande formato, assinalando o nosso 4º aniversário, onde se reúnem alguns dos melhores textos do último ano e mais alguns trabalhos originais. Ainda à venda nas bancas.

Comparando Maio de 2018 com Maio de 2017, a evolução é também muito significativa: mais 20% de visitas, mais 35% de utilizadores únicos e mais 20% de visualizações de páginas. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2018 os números ainda são melhores: mais 28% de visitas, mais 43% de utilizadores únicos e mais 20% de visualizações de páginas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se considerarmos agora os cinco primeiros meses de 2018 do Observador, contabilizámos um total de 63,7 milhões de visitas, o que corresponde a uma média diária de 420 mil entradas diferentes no nosso site, ou seja, o Observador terá sido lido por mais de 300 mil pessoas todos os dias.

O que é o programa de assinaturas Observador Premium? A que leitores se destina?

Estes números de Maio consolidam a posição de liderança que o Observador alcançou nos seus primeiros quatro anos de existência no conjunto da informação de referência em Portugal, o que é ainda reforçado por sermos o jornal regularmente com maior tempo médio por visita, um indicador medido pela SimilarWeb. Estes resultados indicam que o lançamento do programa de assinaturas Premium não abalou essa nossa posição, pelo contrário.