Observador

Maio foi mês de todos os recordes no Observador

757

O primeiro mês do programa de assinaturas Observador Premium foi, ao mesmo tempo, o nosso melhor de sempre: 5,6 milhões de utilizadores, 14,1 milhões de visitas, mais de 64 milhões de páginas vistas.

Foi em Maio que celebrámos quatro anos de existência, foi em Maio que lançámos o programa Observador Premium e foi em Maio que obtivemos os melhores resultados de sempre nos três indicadores mais importantes medidos pelo Google Analytics, o standard internacional para a medição do alcance dos sites online. Em Maio de 2018 o site do Observador foi acedido por 5,6 milhões de utilizadores diferentes ou, para ser mais exacto, por 5,6 milhões de máquinas diferentes. Este número deverá corresponder a perto de quatro milhões de leitores, estimando-se que três milhões o tenham feito a partir de Portugal.

Estes utilizadores geraram 14,1 milhões de visitas ao site e appspermitindo chegar a um impressionante total de mais de 64 milhões de páginas vistas (“pageviews”). Estes resultados são especialmente significativos já que, a partir de 2 de Maior, um conjunto selecionado de artigos do Observador passou a ter o seu acesso limitado a 7 visualizações por mês para os não assinantes. Esse limite não impediu que dois artigos premium tivessem sido lidos por mais de 70 mil pessoas.

No mês de arranque o programa Premium está também a superar as nossas expectativas. No entanto, como ainda decorre, até ao final deste mês de Junho, o período promocional de lançamento, é ainda prematuro divulgarmos os primeiros números, sendo certo que são muito auspiciosos.

Em Maio o Observador editou uma revista em papel, de grande formato, assinalando o nosso 4º aniversário, onde se reúnem alguns dos melhores textos do último ano e mais alguns trabalhos originais. Ainda à venda nas bancas.

Comparando Maio de 2018 com Maio de 2017, a evolução é também muito significativa: mais 20% de visitas, mais 35% de utilizadores únicos e mais 20% de visualizações de páginas. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2018 os números ainda são melhores: mais 28% de visitas, mais 43% de utilizadores únicos e mais 20% de visualizações de páginas.

Se considerarmos agora os cinco primeiros meses de 2018 do Observador, contabilizámos um total de 63,7 milhões de visitas, o que corresponde a uma média diária de 420 mil entradas diferentes no nosso site, ou seja, o Observador terá sido lido por mais de 300 mil pessoas todos os dias.

Estes números de Maio consolidam a posição de liderança que o Observador alcançou nos seus primeiros quatro anos de existência no conjunto da informação de referência em Portugal, o que é ainda reforçado por sermos o jornal regularmente com maior tempo médio por visita, um indicador medido pela SimilarWeb. Estes resultados indicam que o lançamento do programa de assinaturas Premium não abalou essa nossa posição, pelo contrário.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)