Lítio, o lince-ibérico que os técnicos que o seguiam haviam perdido o rasto em 2016, foi capturado esta quarta-feira em Barcelona, confirmou o El Pais. Os técnicos do projeto europeu “Life Iberlince”, que se juntaram aos “Agentes Rurais” da Catalunha na segunda-feira para os trabalhos de captura, garantiram que o animal está “são e salvo”.

Autoridades procuram Lítio em Barcelona. Lince-ibérico tinha sido libertado em Portugal

Lítio nasceu em 2014 num centro de reprodução em cativeiro de Acebuche, em Espanha, e foi libertado em 2016 nos montes alentejanos. No mesmo ano, o colar GPS que tinha colocado deixou de funcionar. Depois disso, percorreu quase mil quilómetros até ser encontrado em Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A captura teve de ser rápida, uma vez que se tratava de uma área cercada por estradas. O lince entrou numa das quatro gaiolas que foram distribuídas pelo local, juntamente com um sensor colocado em cada uma. Ainda antes, a equipa percorreu o terreno à procura de pistas, como pegadas ou excrementos do animal.

Os técnicos veterinários da “Life Iberlince”, que conta com especialistas de Portugal e Espanha, estão a acompanhar Lítio, que vai ficar num centro de recuperação para a espécie. Depois de analisado o seu estado de saúde e substituído o dispositivo de localização, o lince vai ser libertado no seu habitat natural: a região do Guadiana, em Portugal.

A equipa que capturou o lince-ibérico tem como objetivo garantir a sobrevivência da espécie através da sua reintrodução no seu habitat natural. Em 2017 já existiam 589 exemplares do lince-ibérico, mais 495 do que em 2002.