É um erro informático que vem numa época inconveniente para o Facebook, num ano em que a rede social está envolta em vários casos ligados à falta da proteção de dados dos utilizadores. Cerca de 14 milhões de utilizadores, durante os dias 18 e 24 de maio, tiveram automaticamente alterada a predefinição de visibilidade das partilhas na rede social para “público”, em vez de “só para amigos” ou outra definição. Segundo o Facebook, que divulgou o erro, este bug ocorreu devido a uma atualização que a empresa está a desenvolver para partilhas.

Sempre que o utilizador do Facebook faz uma partilha na rede social há a opção de escolher a visibilidade dos posts. Se na última partilha escolheu, por exemplo, a visibilidade só para “amigos”, quem não seja amigo do utilizador na plataforma não vai, através desse perfil, poder ver a partilha. Por norma, o Facebook regista a última opção escolhida e é a opção predefinida para futuras publicações, embora em cada partilha a rede social disponibilize sempre a opção.

O problema com este bug foi que, automaticamente, mesmo que o utilizador na última partilha tivesse a opção de só para “amigos”, a predefinição passou a ser sempre “público” em todos os posts. Havia a opção de alterar esta definição, mas como nem todos os utilizadores olham para a visibilidade em cada post e tinham a expectativa de a plataforma guardar a predefinição, o Facebook está a avisar os cerca de 14 milhões de utilizadores afetados para reverem a visibilidade das partilhas entre 18 e 24 de maio. Segundo comunicado da empresa, é uma medida de “extrema cautela”.

Quanto a utilizadores portugueses afetados por este erro informático, ao Observador o Facebook respondeu que “a informação de utilizadores afetados por país não vai ser divulgada”. O erro informático parece só ter afetado a rede social Facebook, e não outras plataformas da empresa como o Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR