Quem vibrou com o concerto de duas horas de Beyoncé na última edição do festival Coachella, em abril deste ano, na Califórnia (ou seja, dois terços da população mundial), está agora mais perto de conseguir replicar um dos looks usados durante a cantora no espetáculo. Beyoncé juntou-se à marca de luxo francesa Balmain, responsável por outros figurinos da atual digressão da cantora, e lançou uma coleção de seis peças, desenhadas a partir do hoodie com que abriu o espetáculo. São dois hoodies iguais aos que Beyoncé usou em palco, um amarelo e outro cor-de-rosa, um terceiro preto, e três t-shirts nas mesmas cores.
A coleção, tal como os figurinos de Beyoncé, está cheia de significado. Na verdade, o concerto foi triplamente importante. Primeiro, porque é a Beyoncé. Segundo, porque a cantora já tinha sido indicada como cabeça de cartaz da edição de 2017, mas acabou, na altura, por cancelar por estar na fase final da gravidez dos gémeos Rumi e Sir Carter, tendo sido substituída por Lady Gaga. Terceiro, porque foi a primeira mulher negra a ser cabeça de cartaz do festival californiano. Como tal, pisou o palco com um visual que evoca os looks universitários, em especial as escolas e universidades historicamente ligadas à comunidade afro-americana.
A partir daí, artista e maison começaram a trabalhar na pequena coleção. “Depois de assistir a esta parceria linda, não estávamos preparados para continuar sem adicionar um toque final. Esta coleção de hoodies e t-shirts, baseada no nosso trabalho para o Coachella, é a resposta à nossa necessidade de retribuir toda a inspiração que o legado dos colégios e universidades historicamente negros da América nos deu”, afirmou Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, em comunicado.
Depois do donativo feito pela própria cantora ao United Negro College Fund, uma organização filantrópica que financia bolsas de estudo para estudantes negros e em escolas e universidades historicamente ligadas à comunidade afro-americana, no valor de 100.000 dólares (91.290 euros), logo após o concerto, em abril deste ano, a coleção Beyoncé x Balmain também incorpora o mesmo princípio solidário. O valor das vendas das peças reverterá para a mesma organização.
No dia 14 de julho, a coleção chega à loja online da marca, bem como aos revendedores selecionados. Porém, no dia anterior, as peças já estarão disponíveis na flagship store da Balmain em Paris. Os preços variam entre os 290 e os 1.790 dólares (entre 265 e 1634 euros).