Cristiano Ronaldo já pagou mais de 13 milhões da sua dívida ao Fisco Espanhol. Segundo avança o El Mundo, que divulga os papéis que comprovam a liquidação de parte da dívida, o jogador português terá já saldado a maior parte dos quase 19 milhões de euros.

Os documentos revelados mostram que Cristiano Ronaldo fez três pagamentos. O primeiro, revela o diário espanhol, foi uma transferência no valor de 5.698.411,70 euros que corresponde à tributação dos direitos de imagem do antigo jogador do Real Madrid entre os anos de 2011 e 2014.

O segundo pagamento, feito através de uma transferência bancária de uma conta no Banco Santander, a mesma de onde saiu o total dos 13 milhões, corresponde a 1.090.632,41 euros e diz respeito a juros por atraso no pagamento das dívidas fiscais. O terceiro e último pagamento salda 6.630.581,69 euros da dívida. Ao contrário dos pagamentos anteriores, e embora diga respeito ao exercício fiscal de 2014, este valor ainda não tinha sido cobrado formalmente pelo Fisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O El Mundo avança que o remanescente para saldar a dívida de 18,8 milhões de euros será pago brevemente.

Esta quinta-feira, o Fisco espanhol e Cristiano Ronaldo chegaram finalmente a acordo: o jogador português vai pagar 18,8 milhões de euros às finanças espanholas, admitindo todos os crimes de que é acusado, de forma a evitar uma pena de prisão efetiva.

O capitão da Seleção Nacional terá de se declarar culpado de quatro crimes fiscais cometidos entre 2011 e 2014 e relacionados com direitos de imagem.

No mês passado, a defesa de Cristiano Ronaldo anunciou que o jogador tinha aceitado dois anos de pena suspensa e o pagamento dos 19 milhões de euros – enquanto que o Fisco espanhol continuava a insistir que o valor da compensação teria de rondar os 30 milhões.

Ao todo, o fisco espanhol determinou que Cristiano Ronaldo não pagou 5,7 milhões de euros em impostos (e não os 14,7 milhões inicialmente avançados). A diferença entre os 18,8 milhões que o jogador português vai agora pagar e os 5,7 milhões que não pagou dizem respeito a multas e juros de penalização.

Durante o processo, Cristiano Ronaldo procurou afirmar desconhecimento das manobras financeiras das que as autoridades espanholas o acusavam. “Não entendo muito disto. Tenho apenas o sexto ano de escolaridade e a única coisa que sei fazer bem é jogar futebol. Se os meus assessores me dizem ‘Cris, não há problema’, eu acredito neles”, disse Cristiano Ronaldo perante a juíza, em 5 de agosto de 2017.

Cristiano Ronaldo vai pagar 19 milhões de euros ao fisco para evitar prisão