A 17 de julho, quando arrancou a segunda edição do European Innovation Academy (EIA), um evento de empreendedorismo que juntou no Estoril 500 jovens de 75 países (maioritariamente dos Estados Unidos e Portugal), Alar Kolk, presidente da EIA, dizia: “Grandes unicórnios podem surgir”. A iniciativa chegou ao fim no final da semana passada e, das 10 equipas vencedoras, houve ideias como copos “smart“, redes sociais para ajudar pessoas sem-abrigo e robôs jurídicos.

Há 500 estudantes atrás dos “grandes unicórnios” que podem aparecer no Estoril

Das dez equipas finalistas, oito têm estudantes portugueses e, no final, levaram todas prémios numa edição que teve como principal foco tecnologias de inteligência artificial e de machine learning. No próximo ano os vencedores vão ter apoio de mentoria e arranque dos projetos com responsáveis da HAG Consulting Ventures (uma consultora para estratégia e gestão), da EIA ou da Nixon Peabody (uma sociedade internacional de advogados).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A segunda edição da EIA recebeu nomes como Martin Omander, gestor de programação da Google em Silicon Valley e Ken Singer, professor em Berkeley (de onde vieram cerca de 100 estudantes) e empreendedor.

A EIA é um programa universitário de aceleração em inovação digital na Europa. É uma iniciativa da Beta-i com o banco Santader, a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade Nova de Lisboa que se realiza em Portugal desde 2017. A organização espera manter o evento em Portugal “pelo menos” até 2022. . Nos próximos anos espera-se que o evento já decorra nas novas instalações da faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova (a NOVA SBE).

As equipas vencedoras da 2ª edição do EIA, conforme divulgadas em comunicado (apenas as equipas Plum e Gitsmart não tinham estudantes portugueses): 

  • Plum – Plataforma digital que liga expatriados que buscam comida caseira, fresca e saudável.
  • Baby Sisters – Plataforma de elevada qualidade que oferece serviços de babysitters profissionais on-demand.
  • Paralegal Bot – Plataforma de consultoria legal com base em Inteligência Artificial.
  • Navismart – Plataforma de troca de informação que visa otimizar o tráfego marítimo e as operações portuárias, fornecendo aos donos dos barcos informação em tempo-real durante a atracagem. Em simultâneo, ajuda portos e marinas a organizarem o seu fluxo de informação.
  • Proco – Solução que junta estudantes, empresas e universidades, resolvendo muitos dos problemas do mercado de recrutamento com projetos conjuntos.
  • Gitsmart – Solução inovadora na área de recrutamento de TI, reduzindo a quem procura o desperdício de tempo com candidatos não qualificados.
  • Pause – Plataforma direcionada a estudantes que visa criar uma comunidade que encoraja e acaba com os estigmas da saúde mental e da necessidade de pedir ajuda quando esta é de facto necessária.
  • Bellas – Solução que disponibiliza serviços de beleza on-demand de profissionais credíveis e de confiança.
  • Copito/BeGreen – Copos reutilizáveis conectados com uma aplicação interativa, que não só motiva à reutilização como fornece informação de consumo.
  • WeLive – Plataforma social que procura ajudar pessoas sem-abrigo, ligando-os a voluntários, abrigos e organizações de auxílio.