O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu retirar, esta quarta-feira, os 29 linces que estão no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), situado na Herdade das Santinhas, em Silves, devido ao incêndio que na sexta-feira deflagrou em Monchique e que já chegou às regiões de Silves e da Fóia. Trata-se de uma “medida de prevenção”, sendo os animais deslocados “para instalações dos parceiros espanhóis”, anunciou o Ministério do Ambiente em comunicado.

Segundo a mesma nota, desde o passado domingo, dia 5 de agosto, estão no local “todos os meios humanos e materiais para defesa e evacuação do CNRLI”, tendo em conta que foi ativado o Plano de Contingência que prevê estas medidas. Os linces estão a ser acompanhados por veterinários, tratadores e outros técnicos especializados do centro e do ICNF. No terreno estão “equipas de vigilantes da natureza e uma equipa do corpo de fuzileiros da Marinha, entre outros operacionais”.

Em 2017, o ICNF desenvolveu “ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área perimetral do CNRLI, de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção ao próprio centro”.

A libertação de Opala e outras histórias de amor e tragédia de linces-ibéricos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR