Era uma das poucas situações que estavam ainda por resolver mas chegou ao fim esta quarta-feira: Rafael Leão, um dos nove jogadores que no Verão rescindiram com o Sporting, vai mesmo reforçar os franceses do Lille. Assim, e depois de todos os esforços da SAD verde e branca nas últimas semanas para tentar manter o jovem avançado em Alvalade, é provável que os dirigentes leoninos avancem também para a FIFA, como aconteceu na semana passada com Gelson Martins.

Recorde-se que, depois da autêntica avalanche de revogações unilaterais de contrato no final da semana passada, os nove atletas que tomaram essa posição têm seguido diferentes caminhos, incluindo o de voltarem atrás na decisão e ficarem no Sporting, como aconteceu com Bruno Fernandes, Bas Dost e, mais recentemente, Rodrigo Battaglia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação aos restantes casos, apenas William Carvalho acabou por ter uma saída “a bem” para o Betis, com os leões a receberem logo à cabeça uma verba de 17 milhões ficando com parte do passe (25%), valor que poderá subir até aos 21 milhões mediante objetivos desportivos a atingir. Em paralelo, ficou também fixado que, caso queira comprar mais 20% do passe do internacional e campeão europeu português, terá de pagar mais dez milhões de euros.

Diferente é o caso de Rui Patrício, o primeiro a rescindir com o Sporting e a comprometer-se com outro clube, neste caso o Wolverhampton: numa primeira fase, a nova administração da SAD “congelou” a hipótese de avançar com uma queixa para a FIFA, acreditando que os 18 milhões que estavam em cima da mesa antes da revogação do vínculo poderiam voltar à mesa das negociações; não havendo uma evolução nesse sentido, essa mesma queixa, revelada em exclusivo pelo Observador no final de junho, acabou mesmo por avançar, com os leões a pedirem um total de 54,7 milhões de euros pelo guarda-redes e ex-capitão.

Sporting preparou queixa à FIFA, pedia indemnização de 54,7 milhões por rescisão de Patrício mas processo pode “parar”

O mesmo acabou por acontecer com Gelson Martins. O extremo aceitou a proposta feita pelo Atl. Madrid e os colchoneros tentaram negociar com o Sporting, mas as negociações que chegaram a colocar em cima da mesa valores na ordem dos 25 milhões de euros ficando o conjunto de Alvalade com uma percentagem do passe, mas os mesmos acabaram por não ser suficientes para convencerem os dirigentes leoninos, avançando então uma queixa com pedido de indemnização para a FIFA, tal como já tinha acontecido também com Daniel Podence, que se vinculou após a rescisão aos gregos do Olympiacos.

Desta forma, existe apenas mais um caso para resolver em relação às nove rescisões no Verão: Rúben Ribeiro, jogador contratado em janeiro ao Rio Ave que esteve próximo de rumar a França mas que tem muito mercado na Turquia.