O diário norte-americano The Boston Globe, jornal de referência nos EUA e várias vezes vencedor de prémios Pulitzer, apelou a uma resposta editorial coordenada da imprensa norte-americana contra os frequentes ataques do Presidente Donald Trump.
O ‘The Boston Globe’ apelou aos jornais de todo o país para publicarem a 16 de agosto editoriais a denunciar o que apelida de “guerra suja contra a liberdade de imprensa”.
O diário quer que os jornais norte-americanos tomem uma posição independentemente da sua orientação política e de geralmente publicarem editoriais, ou não, contra ou a favor das políticas da administração Trump.
O Presidente dos EUA frequentemente caracteriza a imprensa como sendo autora de “fake news” (notícias falsas, na tradução em português) e aponta vários jornalistas como os seus verdadeiros oponentes políticos.
Marjorie Pritchard, que dirige a página editorial do ‘The Boston Globe’, diz que dezenas de jornais já concordaram em escrever editoriais, incluindo jornais diários de grande tiragem e outros de menor dimensão.