789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O Estrela da Amadora está de volta ao futebol sénior

Este artigo tem mais de 5 anos

O Estrela da Amadora, um histórico do futebol português, está de regresso ao futebol sénior. Volta como Clube Desportivo Estrela, depois da insolvência e extinção do Estrela em 2010.

Paulo Bento, atual selecionador da Coreia do Sul, foi titular e marcou um golo na final da Taça que o Estrela ganhou
i

Paulo Bento, atual selecionador da Coreia do Sul, foi titular e marcou um golo na final da Taça que o Estrela ganhou

Paulo Bento, atual selecionador da Coreia do Sul, foi titular e marcou um golo na final da Taça que o Estrela ganhou

É o regresso de um histórico do futebol português: oito anos depois da insolvência e consequente extinção do Estrela da Amadora, o Clube Desportivo Estrela, fundado em 2011, vai começar a competir no terceiro escalão distrital de Lisboa. O futebol sénior vai voltar ao Estádio José Gomes e à Reboleira quase dez anos depois da última temporada dos tricolores no principal campeonato português.

Depois da extinção do Estrela da Amadora em 2010, o Clube Desportivo Estrela surgiu em 2011 e dedicou-se à formação, ao atletismo, ao ténis de mesa, judo, ginástica e esgrima. Agora, sete anos depois, o clube da Amadora anunciou nas redes sociais ter chegado o momento de regressar ao futebol sénior. A direção do clube, liderada por Rui Silva, anunciou ainda que a equipa principal será orientada pelo treinador Ricardo Monsanto.

“Sabendo que toda a longa caminhada começou com um primeiro passo e que, como diz o nosso povo, é avisado não dar um passo maior do que a perna, o CD Estrela pode finalmente anunciar que irá competir no escalão de séniores, na época 2018-19, no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Lisboa! O futebol sénior está assim de regresso ao solo sagrado do Estádio José Gomes, onde todos queremos voltar a ver as bancadas cheias, apoiando as camisolas tricolores”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube.

O Estrela da Amadora viveu o ponto alto da história do clube na temporada 1989/90, sob o comando técnico de João Alves, quando conquistou a Taça de Portugal depois de vencer o Farense à segunda – na altura, em caso de empate no jogo da final, não havia prolongamento e jogava-se uma finalíssima (que o Estrela venceu por 2-0 depois de empate a uma bola no primeiro jogo). Os tricolores participaram na Taça das Taças na época seguinte, eliminando o Neuchâtel na primeira ronda e caindo só na segunda, frente ao RFC Liège. A melhor classificação no campeonato português data da temporada 1997/98, quando o Estrela alcançou um sétimo lugar que valeu o apuramento para a extinta Taça Intertoto, onde foi eliminado logo na primeira ronda pelos polacos do Ruch Chorzów.

O clube da Amadora ganhou notoriedade também pelo leque de jogadores que passaram pela formação e depois saíram para FC Porto, Sporting ou Benfica, alguns tornando-se internacionais, como Dimas, Paulo Bento, Abel Xavier, Miguel, Jorge Andrade, Calado ou Paulo Ferreira. Os nomes de destaque passaram também pelo comando técnico do Estrela da Amadora: o magriço José Torres orientou os tricolores, assim como Manuel Fernandes – que tinha como adjunto José Mourinho -, Jesualdo Ferreira, João Alves, Jorge Jesus, Toni, António Veloso e o atual selecionador nacional Fernando Santos. Também Tiago Apolónia, mesa-tenista que já representou Portugal nos Jogos Olímpicos, começou a carreira no Estrela.

O início do fim do Estrela da Amadora começou na temporada 2008/09: apesar de ter conseguido a manutenção nos relvados, ao terminar o campeonato num confortável 11.º lugar, o clube foi despromovido por motivos financeiros (beneficiando o Belenenses). O Estrela estava apertado com dívidas a fornecedores, funcionários, jogadores, às Finanças e à Segurança Social e o Sindicato dos Jogadores Profissionais ainda apoiou o clube garantindo um mês de salários – mas não foi suficiente. Na temporada seguinte, António Veloso foi substituído por Jorge Paixão no comando técnico do Estrela logo na segunda jornada e os tricolores foram desclassificados da Taça de Portugal por não terem pago a inscrição dos jogadores à Federação.

Nesta altura, o Estrela da Amadora sobrevivia com juniores e jogadores emprestados, principalmente pelo Belenenses e Sp. Braga. Ainda que os resultados dentro de campo fossem positivos, os graves problemas financeiros deram origem às rescisões e às ameaças de greve por parte dos jogadores. Em setembro de 2009, o Tribunal de Sintra considerou o clube insolvente. As dívidas ultrapassavam os 11 milhões de euros e o Estrela realizou o seu último jogo de futebol sénior em maio do seguinte, já a jogar na 2.ª divisão zona sul: uma derrota em casa frente ao Real Massamá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora