Mais de uma década depois, o Sporting jogou na Luz com um guarda-redes que não Rui Patrício, o número 1 dos leões anos e anos a fio até rescindir contrato de forma unilateral e rumar aos ingleses do Wolverhampton. Todavia, o que ninguém arriscaria era que aquela que foi a sua sexta “sombra” nesse período agarrasse a titularidade do conjunto agora orientado por José Peseiro. E, se calhar ainda menos, que acabasse por ser a grande figura do empate no dérbi frente ao Benfica (1-1).
SLB-SCP, faltam 3h
(só Luz) (só 1.ª divisão)
Último dérbi sem Rui Patrício
2007 Stojkovic 0-0 pic.twitter.com/VgA8abBk05— Rui Miguel Tovar (@ruimtovar) August 25, 2018
Formado no Le Mans e no Rennes, Salin, de 34 anos, passou por Laval, Lorient, Libourne e Tours antes de chegar a Portugal em 2010, quando representou a Naval. Passado uma época, rumou ao Marítimo, fez uma temporada no Rio Ave, voltou à Madeira e regressou a França e jogou no Guingamp, onde se encontrava quando Jorge Jesus viu nele a figura ideal para render como número 2 da baliza verde e branca Beto, que entretanto saíra para a Turquia (Goztepe). Não fez nenhum jogo no Campeonato, participou em quatro partidas entre Taça de Portugal e Taça da Liga, ganhou um troféu e parecia estar de saída.
Sporting confirma contratação de Salin, substituto de Beto e novo suplente de Rui Patrício
Viviano já estava contratado quando Sousa Cintra apostou em José Peseiro para assumir a equipa. E o italiano esteve quase com guia de marcha (era aposta de Sinisa Mihajlovic, que menos de uma semana depois de assinar ainda com Bruno de Carvalho na liderança do clube foi demitido por email), acabando por ficar. Ainda assim, houve a preocupação de encontrar um guarda-redes que pudesse disputar com ele a baliza e chegou a Alvalade Renan, “o novo Ronaldo do Sporting”, como comentou o presidente da SAD verde e branca. Salin, esse, esteve para sair. Ficou. E, um pouco do nada, ganhou o lugar.
⚠️Há 14 anos que 2 guarda-redes não faziam a estreia em dérbis ao mesmo tempo:
2018 ????Vlachodimos e ????Salin
2004 ????Bossio e ????Ricardo pic.twitter.com/GugFGv37Dn— Playmaker (@playmaker_PT) August 25, 2018
Quando se preparava para ficar no banco de suplentes na primeira jornada, em Moreira de Cónegos, Viviano lesionou-se no aquecimento e o francês saltou para a titularidade (Luís Maximiano foi chamado então aos 18). Cumpriu, com duas intervenções difíceis na segunda parte quando o Sporting ainda empatava, e contribuiu para a vitória por 3-1 frente ao Moreirense. No entanto, as coisas não correram tão bem na receção ao V. Setúbal, com um erro na saída a um cruzamento que possibilitou o golo de Zequinha antes de Nani bisar e dar nova vitória à equipa. Na Luz, em dia de dérbi, Salin, que tinha estado “comme ci comme ça” nos primeiros 180 minutos pelos leões no Campeonato, manteve a titularidade e brilhou com sete grandes defesas que o transformaram na grande figura do empate diante do Benfica este sábado.
⚽ Benfica ???? Sporting
Romain Salin nunca tinha feito tantas defesas na carreira e foi indiscutivelmente o melhor em campo ⭐#LigaNOS #SLBSCP #Reconquista #DiaDeSporting #RatersGonnaRate pic.twitter.com/REwLzqRe7n
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 25, 2018
[Clique nas imagens para ver as melhores intervenções de Salin no dérbi]