1:48:18. Foi este o tempo que o piloto de corridas profissional Randy Pobst alcançou ao volante de um Jaguar I-PaceE HSE First Edition, sem quaisquer alterações, na volta número 11, que deu no circuito WeatherTech de Laguna Seca. O registo é considerado, pela Motor Trend, a volta mais rápida na pista em questão.
Concebido como um SUV de alto rendimento, o I-Pace tira partido da colocação das baterias o mais baixo possível, o que permite uma distribuição perfeita do peso pelos dois eixos (50:50), e de um centro de gravidade optimizado para evitar o ‘bambolear’ da carroçaria. A isso soma uma bateria de iões de lítio de 90kWh, composta por 432 células, que recarrega de 0 a 80% (corrente contínua de 100kW) em 40 minutos. De destacar, ainda, a elevada capacidade de aproveitar as travagens para regenerar energia e, assim, incrementar a autonomia (480 km, já segundo o WLTP). Para tal, basta levantar o pé do pedal do acelerador para o I-Pace desacelerar o suficiente, sem que o condutor tenha de recorrer ao pedal de travão. Tirando partido, no processo, da força de travagem regenerativa que pode chegar até 0.4G.
Em Portugal, o primeiro SUV 100% eléctrico da Jaguar é proposto por valores que se iniciam nos 80.416.69€ (incluindo os incentivos governamentais) e com tracção às quatro rodas de série. O I-Pace está disponível em três níveis de acabamento (S, SE e HSE), sendo a edição especial First Edition comercializada apenas no primeiro ano de produção, por 105.219€. Veja-a aqui em acção: