É o segmento do momento, aquele em que todos os construtores acreditam e querem estar presentes, e o que mais tem crescido. Em procura, mas também em oferta, com modelos para todos os gostos e orçamentos. Falamos – claro – de SUV, porque foi entregue mais uma distinção neste domínio, desta vez pelas mãos da revista alemã “Auto Zeitung” que, como o nome indica, é especializada em automóveis.

Ora, para os especialistas da referida publicação, o merecedor da distinção máxima foi o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, que assim foi eleito o “SUV do Ano 2018”. No processo, para além do prémio, o SUV italiano terá levado a satisfação de bater 10 concorrentes, entre os quais se encontravam naturalmente modelos alemães, como o Porsche Cayenne Turbo, o Mercedes-AMG G 63 ou o Audi SQ 7 TDI. Uma concorrência de peso, portanto, que incluía até o compatriota Lamborghini Urus.

Em nota enviada à imprensa, a casa de Arese destaca que “o Stelvio Quadrifoglio triunfou na comparação com fortes rivais, vencendo graças às suas qualidades em termos de condução dinâmica e de comportamento em curva”.

Recorde-se que a versão Quadrifoglio tem de reunir atributos para justificar o trevo de quatro folhas. No caso do Stelvio, isso passa por um motor de 2,9 litros V6 biturbo, a debitar 510 cv de potência e capaz de impelir o SUV de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, com a velocidade máxima a fixar-se nos 283 km/h. Este “argumento”, aliado a tecnologias como a tracção às quatro rodas Q4, o sistema de vectorização de binário ou o sistema de controlo de domínio do chassi, foi determinante para que o primeiro SUV da Alfa Romeo se impusesse no mítico circuito de Nürburgring. Aí, o Stelvio Quadrifoglio cilindrou a concorrência, esmagando o tempo do Cayenne e passando a ser ele o detentor do melhor tempo numa volta ao lendário circuito alemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já cá está o super SUV que bateu o Porsche Cayenne

No mercado português, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifloglio é proposto por valores que se iniciam nos 117.500€.