Web Summit

Paddy Cosgrave vai reunir com governos português e espanhol para discutir o futuro da Web Summit

O presidente e fundador da Web Summit vai reunir com os governos de Espanha e Portugal já esta semana para discutir o futuro do evento. A próxima edição da conferência acontece em novembro, em Lisboa.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Paddy Cosgrave vai reunir com os governos de Portugal e Espanha já esta semana para discutir o futuro da Web Summit. O fundador e presidente do evento tecnológico — cuja próxima edição acontece entre 5 e 8 de novembro em Lisboa — partilhou dois tweets na tarde de domingo onde admite que se vai encontrar com o primeiro-ministro espanhol já na segunda-feira e com o Governo de Portugal um dia depois. “É uma semana cheia de reuniões com governos em toda a Europa, com muito a discutir antes de novembro”, escreveu na rede social Twitter.

Em julho último ficou a saber-se que a proposta feita pelo Governo português, para manter a Web Summit em Lisboa, estava “em desvantagem” face às candidaturas feitas por “grandes cidades”. Um mês antes, o Observador escrevia que havia pelo menos mais oito cidades a querer a Web Summit: Munique, Paris, Londres, Berlim, Madrid, Milão, Bilbao e Valência.

A Web Summit trocou Dublin, cidade de onde é originária, por Lisboa em 2015, quando a organização assinou um contrato de três anos (com possibilidade de extensão por mais dois anos) com a capital portuguesa. Agora, o objetivo do Governo de António Costa é manter a conferência no país até 2028.

Mais recentemente, o fundador da Web Summit cancelou o convite feito pela organização do evento a Marine Le Pen, uma decisão tomada na sequência das reações que leu e nos conselhos que recebeu. O convite endereçado à líder do partido de extrema direita Frente Nacional, para estar presente na edição de novembro, esteve no centro de uma grande polémica, que levou, inclusive, a SOS Racismo a lançar uma petição para impedi-la de vir a Lisboa e o PSD a afirmar que, caso Le Pen viesse a Portugal, só haveria uma solução: a Câmara Municipal de Lisboa teria de retirar o patrocínio que faz à Web Summit.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Web Summit

Quem convidou Marine Le Pen? /premium

Rui Ramos
201

Ao tentarem criar um tabu sobre as migrações, as elites europeias criaram Marine Le Pen, Gert Wilders e os outros. Talvez a voz deles não chegue ao céu, mas já quase chegou ao Web Summit.

Web Summit

O que separa a Web Summit do BE? /premium

Paulo Trigo Pereira
141

Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável. 

Bloco de Esquerda

Os fascistas /premium

Alberto Gonçalves
4.879

Para o Bloco de Esquerda, que passa o tempo a sugerir proibições, tudo o que abomina é “fascista”: eu, você, dois terços do eleitorado, quatro quintos do Ocidente, nove décimos do mundo democrático...

Transportes Aéreos

O “Big Brother” do ar

Helder Cruz Pombo

A proposta de Lei n.º 137/XIII vem determinar a obrigação das transportadoras aéreas transmitirem ao Estado os dados relativos a cerca de 20 itens do registo pessoal dos seus passageiros.

Estados Unidos da América

O fim do trumpismo /premium

Paulo de Almeida Sande

Em Novembro não há apenas eleições para o Congresso dos EUA, está também em jogo o planeta, a escolha entre a cooperação frutífera e pacífica e um encarniçado nacionalismo, nativista e proteccionista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)