910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Rachael Bland, a jornalista da BBC que há dois dias se despediu nas redes sociais

Este artigo tem mais de 5 anos

A jornalista da BBC tinha anunciado esta segunda-feira que tinha poucos dias de vida e despediu-se nas redes sociais. Rachael Bland morreu esta quarta-feira, vítima de cancro da mama.

i

Big C. Little Me/Facebook

Big C. Little Me/Facebook

“Nas palavras do lendário Frank Sinatra: receio que o meu tempo chegou, meus amigos”. Foi assim que, há dois dias, Rachael Bland, anunciou nas redes sociais que teria pouco tempo de vida, devido a um cancro da mama que lhe foi diagnosticado em novembro de 2016. Durante a manhã desta quarta feira, a família e a BBC deram a notícia da morte da jornalista.

“A nossa valente, maravilhosa e corajosa Rachael morreu esta manhã, rodeada pela família mais próxima. Estamos de coração partido e o vazio que ela deixa na nossa pequena e perfeita família nunca será preenchido”, lê-se numa publicação do Facebook, assinada pelo marido de Rachael, Steve, e pelo filho, Freddie.

Os dois agradeceram a todos os que nos últimos dois anos lhes enviaram mensagens de apoio: “Nunca saberão o quão importantes foram essas mensagens para ela e para nós”, acrescentaram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a BBC Radio 5, onde Rachael era repórter, escreveu uma mensagem no Twitter sobre a morte da jornalista de 40 anos. “Ela inspirou muita gente com os seus blogues, o podcast e certamente colocou o “can” [em português “consigo”] no cancro”.

Este verão, os médicos disseram a Rachael que o cancro que tinha era incurável e que teria menos de um ano de vida. “O meu marido e eu ficamos arrasados, estamos quase paralisados por recebermos más notícias”, confessou ao The Telegraph.

Depois de ter feito a publicação a anunciar que teria poucos dias de vida, foram milhares as mensagens de solidariedade que chegaram à sua página. No seu blog, Big C. Little M. Putting the Can in Cancer, a jornalista contou a história da luta contra o cancro e publicava, com frequência, as fases do tratamento a que estava a ser submetida.

podcast que tinha na BBC Radio5 Live, juntamente com Deborah James, que luta contra um cancro do intestino, e Lauren Mahon, uma sobrevivente do cancro da mama, permitia também a Rachael partilhar a sua experiência e histórias desde que lhe foi diagnosticada a doença. O podcast vai continuar.

A jornalista dedicou também o último capítulo do livro que começou a escrever ao seu filho. “Será uma mensagem final para Freddie, o que será difícil. Eu quero que ele saiba que pode ser e fazer o que quiser e eu ficarei orgulhosa dele”, referiu numa entrevista ao The Sun.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.