O presidente do Conselho Europeu considerou esta terça-feira possível que não haja acordo sobre o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido até março de 2019 e admite a necessidade de uma cimeira extraordinária sobre o assunto, em novembro.
“Infelizmente, um cenário de não acordo ainda é bem possível, mas se todos agirmos com responsabilidade, podemos evitar a catástrofe”, escreveu Donald Tusk na carta enviada aos chefes de Estado e Governo dos 28 para a reunião informal que decorre quarta e quinta-feira em Salzburgo (Áustria).
Uma cimeira extraordinária da UE sobre o Brexit pode ser necessária em novembro para chegar a um acordo, acrescenta o presidente do Conselho Europeu na uma carta, divulgada hoje.
Os 28 chefes de Estado e de Governo da UE reúnem-se a partir de quarta-feira em Salzburgo para discutir a fase final das negociações da saída do Reino Unido, incluindo a “possibilidade de convocar outro Conselho Europeu em novembro”, escreve Donald Tusk, lembrando que esta saída deve ser finalizada a tempo para o Reino Unido deixar a UE, como planeado, em março de 2019.