Há um traço da personalidade de N’Golo Kanté que se mantém bem vincado desde o início da sua carreira, nos escalões de formação do modesto JS Suresnes, até ao poderoso Chelsea e que, nos últimos dias, tem chamado mais a atenção do que as suas qualidades futebolísticas: a humildade. Desde cedo o médio francês conquistou o coração dos adeptos com as suas atitudes, sendo um dos preferidos da massa associativa e, no sábado passado, protagonizou mais uma história que já correu mundo.

Foi em Londres, depois do Chelsea ultrapassar o Cardiff City por 4-1 e somar a quinta vitória consecutiva em cinco encontros da Premier League, que tudo começou. Durante o encontro, o pequeno francês foi titular e cumpriu os 90 minutos, como tem sido hábito desde a chegada de Maurizio Sarri a Stamford Bridge, ajudando os blues a alcançarem o topo da classificação. No final, Kanté tinha as ideias bem definidas, mas os planos saíram furados e os adeptos de futebol ganharam uma nova história para apreciar.

N’Golo Kanté. O patrão da seleção francesa, que recolhia lixo nas ruas durante a infância

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia do francês era, terminada que estava a partida, apanhar um comboio para Paris e passar o resto do fim-de-semana na sua cidade-natal, mas perdeu o Eurostar (comboio de alta velocidade que liga Inglaterra e França) e tudo mudou: sem forma de viajar até Paris, procurou na Internet onde era a mesquita mais próxima para praticar a oração noturna habitual enquanto muçulmano.

Já no local de oração, Kanté conheceu outros praticantes e rapidamente criou empatia suficiente com Jahrul999, nome com que se identifica no Twitter. O muçulmano residente em Londres convidou o atleta do Chelsea para jantar em sua casa e, reforçando o caráter humilde e gentil que lhe é atribuído, Kanté aceitou.

Em casa de Jahrul999 (que até é adepto do Liverpool e não do Chelsea), a noite foi passada a comer caril, jogar FIFA com os amigos que se reuniram à volta do médio e a ver o programa da BBC Match of the Day, repleto de resumos dos encontros do dia, entre os quais, o disputado pelo francês frente ao Cardiff. Como não poderia deixar de ser, o adepto sortudo partilhou toda a experiência nas redes sociais e colocou o gesto de Kanté nas bocas do mundo.

“Conhecemo-lo na mesquita por volta das 21h e ele foi tão humilde que o convidámos para jantar. Ele chegou por volta das 22h e ficou até ao fim do Match of the Day. Passámos o tempo todo a falar de futebol e ele admitiu que o Messi está num nível diferente dos outros. A meio da noite, ele desistiu de ir passar o fim-de-semana a França e apanhou um táxi para casa”, contou um dos presentes na casa ao inglês Daily Star Online.