A intenção era boa, mas a Internet não perdoa. Numa publicação no Twitter depois da primeira noite de concerto no Altice Arena, a banda irlandesa quis fazer um elogio à cidade que a acolheu: “Abençoada Lisboa, cidade que nos deu Ronaldo, Eusebio, Fernando Passoa, António Guterres, José Saramango” [sic]. Acontece que a gaffe foi imediatamente detetada pelos utilizadores daquela rede social, que se apressaram a dar uma aula de história à banda de Bono Vox.
Blessed is Lisbon, the city that gave us Ronaldo, Eusebio, Fernando Passoa Antonio Guterres, Jose Saramango.#U2 #U2eiTour #lisboa #portugal pic.twitter.com/ZFF5tEOipm
— U2 (@U2) September 17, 2018
Para além das gralhas nos nomes dos dois escritores portugueses, acresce que apenas dois dos nomes mencionados são naturais de Lisboa. Fernando Pessoa e António Guterres são os únicos nascidos na capital, já que Ronaldo nasceu no Funchal, Madeira, e Eusébio em Maputo, Moçambique. Já José Saramago é natural da Azinhaga, Golegã.
O post tem mais de 150 comentários, a grande maioria a alertar para as gralhas cometidas, tanto ao nível dos nomes mal escritos, como ao nível da geografia do nascimento das personalidades.
Ronaldo, born in Madeira, 970km from Lisbon
Eusébio, born in Maputo, 8370km from Lisbon
Saramago, born in Azinhaga, 100km from Lisbon.— Castanho (@MPontoCastanho) September 17, 2018
Na verdade, os U2 só acertaram inteiramente em um dos cinco ilustres portugueses: António Guterres, já que escreveram bem o nome e acertaram no local de nascimento, como notou um utilizador do Twitter.
One in five… got Guterres' home city right AND spelled his name correctly.
— A special tree (@burnout_pt) September 17, 2018
A banda irlandesa atuou este domingo e segunda-feira em Lisboa, debaixo de grande expectativa e com os bilhetes há muito esgotados.