791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Artista visual português trabalha com U2 em anúncio de novo álbum que sai em março. E a banda já o elogiou

Este artigo tem mais de 1 ano

Artista visual João Pombeiro foi responsável pelo vídeo de apresentação do disco - um trabalho que quase recusou por falta de tempo. "Já estava a fazer um projeto para os Xutos e Pontapés".

i

Courtesy of the artist

Courtesy of the artist

Há um novo álbum dos U2 a caminho e há um português envolvido no processo. A banda irlandesa anunciou nas suas redes sociais o lançamento de “Songs of Surrender”, com data de lançamento prevista para 17 de março. O novo disco consistirá em 40 canções, “re-imaginadas e re-gravadas” pelo quarteto, no que promete ser uma reinterpretação nostálgica dos maiores êxitos da banda. Em jeito de amostra, no vídeo de anúncio é possível um trecho da nova versão de “Beautiful Day”, interpretada por Bono.

O artista visual João Pombeiro foi o responsável pelo vídeo do anúncio do projeto, que retrata alguns dos momentos marcantes do percurso do quase meio século dos U2, bem como da história do final do século XX e início do século XXI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O leiriense, de 43 anos, conta com um longo currículo em Portugal, com participações em projetos de humor bem conhecidos como “Uma Nêspera no Cu”, websérie e espetáculo ao vivo de Bruno Nogueira, Nuno Markl e Filipe Melo, bem como colaborações com o “universo” Bruno Aleixo. Além-fronteiras tem também mostrado trabalho, como referiu em declarações ao Observador. “Já colaborei em dois videoclipes para um projeto do Nightmares on Wax (produtor e DJ britânico), um nome mais antigo, já dos anos 90, trabalhei para a Warp Records (editora britânica), e com o Lance Skiiiwalker (rapper norte-americano)”.

Foi precisamente esta última colaboração com o rapper de Chicago que chamou a atenção dos U2. “Ia ao encontro daquilo que eles andavam à procura, que era uma coisa com colagens. Penso que tem a ver com o facto de o Bono gostar de colagens, o final do livro dele está cheio de fotografias em colagem”. O livro em questão, “Surrender”, é autobiografia do cantor, e o subtítulo da obra – “40 Songs, One Story” – forma a base temática que inspirou o novo álbum.

O leiriense esteve quase para não aceitar o convite, e tudo devido a uma banda histórica do rock’n’roll português. “Da primeira vez que fui contactado, fui obrigado a recusar porque já estava a fazer um projeto para os Xutos e Pontapés” revela Pombeiro. Não fosse um atraso providencial na concretização do projeto, e a oportunidade ter-se-ia esfumado, declarou, assumindo: “com muita pena minha”.

Até porque, como o próprio admite, é fã de longa data. “Cresci a ouvir U2, sobretudo aquela fase nos anos 90, para mim é a mais interessante — discos como o Zooropa, o Achtung Baby, até o Joshua Tree (este ainda na década de 1980), são discos de que gosto bastante, por isso obviamente que foi um prazer”, diz.

O processo criativo foi simples. O conceito já existente da banda aliado ao estilo visual do trabalho de João Pombeiro fez com o “casamento” não trouxesse grandes surpresas relativamente ao que esperar. Ainda assim, o artista sublinha que teve “liberdade total” (dentro dos parâmetros estabelecidos) para desenvolver o vídeo, consciente da dificuldade da tarefa de reduzir num minuto uma história de 46 anos.

Colagens João Pombeiro artista U2 Colagens João Pombeiro artista U2 Colagens João Pombeiro artista U2

O artista expõe vários dos seus trabalhos nas redes sociais

Ainda assim, o vídeo está carregado de alusões ao passado dos U2, dos maiores momentos aos mais ínfimos detalhes. Nem as origens mais remotas, em concertos nos pátios escolares de Dublin com o nome “Feedback” ficaram esquecidos. “Consegui até encontrar 4 fotografias do primeiro concerto que deram e fiz uma animação a partir daí”.

Além do passado musical, o vídeo revisita ainda alguns momentos marcantes na história do último meio século — desde Martin Luther King à bomba atómica, passando pela queda do muro de Berlim – referências ancoradas no forte ativismo social e político da banda. “Fartei-me de fazer investigação”, conta Pombeiro. “Li imenso, vi documentários, fui aprender tudo o que ainda não sabia sobre a banda. Quando foram gravar em 89/90 para Berlim, apanharam o último avião antes da queda do muro. Estiveram lá no momento em que aquilo aconteceu. É marcante porque também os marca enquanto banda, no seu percurso”. Percurso esse para o qual o vídeo remete sempre, de forma mais ou menos direta, em todas as imagens usadas. “Vem sempre tudo da música, está lá tudo”.

As reações, diz o artista, têm sido muito positivas – “o telefone não para de receber notificações”. Ainda assim, admite que uma reação em particular o deixou satisfeito. “O melhor feedback que tive foi diretamente da banda. Recebi um recado no fim, já com o vídeo feito e aprovado, a dizer que estavam muito contentes com o trabalho, e que foi dos trabalhos criativos de que gostaram mais nos últimos anos. Obviamente que para mim, sobretudo sendo fã da banda, é a reação mais importante”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora