Quando fizer a atualização para o novo iOS (o iOS 12), vai notar que o Apple Maps deixou de ser a única opção para o GPS. O Google Maps já está no CarPlay (e o Waze chegará em breve).

No novo sistema operativo dos iPhone, a Apple passou a suportar serviços de mapas e geolocalização “alheios”, incluido da rival Google. Quem tiver carros com o sistema de infotainment da Apple CarPlay — várias marcas estão a equipar os carros com essa plataforma — pode, ao ligar o smartphone ao carro, através de um cabo USB, ter acesso ao Google Maps além das apps nativas e das que podem ser instaladas e são reconhecidas pelo sistema (como o Spotify, por exemplo).

O iOS 12 já está disponível. Vai atualizar agora ou esperar mais uns dias?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para poder utilizar o Google Maps no CarPlay será necessário ter a app do Google Maps atualizada, para a versão 5.0.

Ainda não está, porém, disponível a aplicação Waze, que também pertence ao conjunto das empresas da Google (Alphabet) e tem mais de 100 milhões de utilizadores que a usam para enviar e receber informação sobre os melhores percursos conforme o trânsito a cada momento. Segundo a imprensa especializada, o Waze não deverá tardar muito a ficar, também, disponível.

Videochamadas em grupo e mais realidade aumentada. As 8 novidades da Apple para o novo iOS 12