O Observador foi eleito o jornal generalista do ano na 20.ª Edição dos Prémios Meios & Publicidade. Os outros nomeados, escolhidos pela redação do jornal a partir do desempenho de empresas, marcas e personalidades ao longo de 2018, eram o Correio da Manhã, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Público e o Expresso. O semanário da Impresa tinha sido o vencedor nos últimos cinco anos consecutivos, ou seja, desde 2013.
Em 2014, data de nascimento do Observador, o nosso jornal foi considerado o Lançamento do Ano e em 2015 José Manuel Fernandes, publisher do Observador, foi eleito Personalidade de Media do Ano.
A eleição é feita através da média ponderada dos votos de um júri convidado de diretores de media, agências e marcas (45%), assinantes da Meios & Publicidade (45%) e subscritores da newsletter da publicação (15%).
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu este ano no Altice Arena, em Lisboa, e assinalou os 20 anos da publicação especializada. Segundo a diretora do jornal, Carla Borges Ferreira, “sendo os 20 anos da M&P e realizando-se a cerimónia no Altice Arena, este ano os Prémios M&P assumem ainda mais relevância para nós. Mas, mais importante do que o que representam para nós é o que representam para toda a Indústria. Os Prémios M&P são os únicos que distinguem todo o sector da Comunicação e são, também, o grande ponto de encontro do sector”.
Nas outras categorias os vencedores foram:
- Canal Generalista: SIC
- Canal de Informação: SIC Notícias
- Canal Infantil: Disney Channel
- Canal de Entretenimento: Fox
- Rádio: Rádio Comercial
- Produtora de Televisão: Plural
- Newsmagazine: Visão
- Título de Informação Económica: Jornal de Negócios
- Título Masculino: GQ
- Título Feminino: Máxima
- Título Desportivo: Record
- Título de Automóveis: Turbo
- Título de Sociedade: Caras
- Título de Televisão: TV Guia
- Personalidade de Publicidade: Miguel Barros (Havas Creative)
- Personalidade de Marketing: Lídia Monteiro (Turismo Portugal)
- Personalidade de Media: Gonçalo Reis e Nuno Artur Silva
- Marca do Ano: Turismo de Portugal
- Agência Criativa: Partners
- Agência de Meios: Wavemaker
- Produtora de Publicidade: Garage
- Produtora de Som: Índigo
- Empresa de Publicidade Out-of-home: JCDecaux
- Agência de Design: Solid Dogma
- Agência de Comunicação: M PublicRelations
- Agência de Eventos e Ativação: Desafio Global