O último artigo científico em que Stephen Hawking participou foi revelado esta quinta-feira pelos restantes autores do trabalho. O documento visa ajudar a compreender o que acontece à informação quando os buracos negros sugam todos os objetos em seu redor. Este dilema tem sido abordado pela comunidade científica e é conhecido como “o paradoxo da informação“.

O estudo, intitulado Black Hole Entropy and Soft Hair,  foi colocado online esta manhã e já está a ser analisado um pouco por todo o mundo, havendo inclusive artigos que explicam a importância destes contributos para compreender o dilema. Ao longo da sua carreira, Hawking defendeu que, ao contrário das teorias iniciais que partiram originalmente de Albert Einstein, nem toda a matéria que é sugada por um buraco negro deixa de existir para sempre. A corrente que segue o cientista que morreu a 14 de março deste ano acredita que parte da informação fica sempre preservada.

Morreu Stephen Hawking, o génio da Física que resistiu à doença com humor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi seguindo esta ótica que o último trabalho de Stephen Hawking foi elaborado. O grupo de trabalho sugere que qualquer matéria que seja sugada por um buraco negro pode alterar a sua temperatura e consequentemente a sua entropia. Mesmo que o objeto em causa acabe por ser destruído, a informação que continha pode continuar presente na entropia do buraco negro.

Este contributo pode ser determinante para validar a visão de Hawking, que defendia que a informação dos objetos nunca desaparece. “Não sabemos se a entropia, como diz Hawking, é responsável por tudo o que entra num buraco negro, e este é um passo que vai nesse sentido”, explicou ao The Guardian Malcolm Perry, professor da Universidade de Cambridge e co-autor deste trabalho. “No entanto, acreditamos que é um bom passo. Ainda há muito trabalho a ser feito”, concluiu.

Esta é a mais recente novidade em torno do cientista que faleceu este ano, deixando para trás um vasto legado sobre o estudo do universo, da sua origem e de buracos negros. Já em março deste ano, poucos dias depois de Haking ter falecido, tinha sido divulgada uma teoria sobre a existência de um multiverso. Esse trabalho foi então apresentado como sendo o seu último. Afinal, havia outro.

Duas semanas antes de morrer, Stephen Hawking terminou artigo sobre universos paralelos