Casamento Real

Spice Girls, os óculos do noivo e Fergie, muita Fergie: os memes do casamento real

A princesa Eugenie casou esta sexta-feira com Jack Brooksbank. Não, não é uma figura de primeira linha na família real britânica, mas foi um casamento real e o mundo quis ver e comentar. Tinha de ser.

Aquela mais nova ali do lado direito, entre Baby Spice e Posh Spice? Ora nem mais: princesa Eugenie, a noiva

Um casamento real é feito de vários ingredientes: noivos, convidados, uma cerimónia em grande e momentos inesperados. No meio de tudo isto, existem também os comentadores profissionais que são todos os seres humanos com acesso à internet. E foi graças a eles que surgiram algumas das melhores reações a tudo o que aconteceu esta sexta-feira.

Entre os alvos mais frequentes dos comentários esteve Sarah Ferguson. Não é suposto, mas acontece: a mãe da noiva pode roubar a festa. E foi ela a figura mais procurada na capela de São Jorge. Talvez até à chegada da noiva… ou então não. Este é o melhor comentário possível:

A internet, entidade que considera muitas coisas sobre tudo, considerou esta questão realmente importante:

[Veja no vídeo como o vento atraplhou os convidados do casamento real]

Na análise ao traje escolhido por Fergie, houve quem fosse mais contundente nas comparações, recorrendo até ao universo dos filmes de animação. É um critério tão válido como outro qualquer e, vendo bem, neste caso faz algum sentido:

Ou então concentraram atenções na cor:

Quanto tempo até à criação da hashtag #somosfergie? Quanto tempo?

Outras pessoas, nomeadamente os fãs de tudo o que é Real, preocupavam-se em fazer a festa, mesmo antes da dita começar:

Quem estava em casa, ou seja, a maioria dos britânicos, que tinham outras coisas para fazer, não ficaram entusiasmados com a cerimónia. Alguns levaram essa falta de interesse ao exagero, mas cada um sabe de si:

Outros foram mais elegantes:

Além dos aborrecidos e dos mais interessados, os exagerados mostraram a sua preocupação com detalhes que podem parecer preciosismos mas que na verdade são essenciais. Então o noivo não pode pôr os óculos para ver a noiva a caminho do altar?

Ainda sobre os óculos do homem:

Além de Sarah Ferguson, houve outra figura central em todo este dia. O vento. Uma ventania dos diabos. Um vendaval:

E depois a noiva, claro. Ainda que o twitter tenha servido, neste dia de festa, como repositório de memórias menos ilustres:

Outras de total e completa glória. Sarah Ferguson, Beatrice e Eugenie com as Spice Girls, algures nos gloriosos anos 90:

Lady Louise, era ela que acompanhava George, Charlotte (filhos de Kate e William) e outras crianças da família real. Foi a ela que o vento pregou uma partida, fazendo subir o vestido. A internet foi rápida a partilhar o momento; outros foram igualmente rápidos a censurá-lo, já que Lady Louise tem 14 anos:

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: tpereira@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)