Cerca de 750 mil jovens raparigas vacinaram-se contra o vírus do HPV em Portugal nos últimos dez anos, o que corresponde a 86% da população elegível para a vacina, tornando o país num “exemplo internacional”.
Os dados foram divulgados pela Direção-Geral da Saúde na cerimónia que assinala esta segunda-feira em Lisboa o 10.º aniversário de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), que pode provocar cancro do colo do útero. A vacina contra o HPV, com a vacina incluída no Programa Nacional de Vacinação, arrancou em outubro de 2008.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, destacou esta segunda-feira os elevados níveis de vacinação atingidos, que “colocam Portugal na vanguarda mundial de prevenção primária do HPV”. Segundo os dados oficiais, 750 mil jovens mulheres estão totalmente vacinadas contra o HPV, o que representa 86% da população alvo para a vacina.
A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, frisou que este indicador “está muito acima” da meta traçada pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cerca de 90% dos cancros do colo do útero podem ser prevenidos pela vacinação, mas a doença é ainda uma das principais causas de morte entre jovens mulheres, sendo o segundo tipo de cancro mais comum em mulheres entre os 15 e os 44 anos.