Mais de sete milhões de eleitores escolhem esta quarta-feira o próximo Presidente de Madagáscar, com 36 candidatos na corrida presidencial, incluindo o chefe de Estado cessante, Hery Rajaonarimampianina.

O ex-Presidente de Madagáscar Hery Rajaonarimampianina, de 59 anos, renunciou ao seu cargo em setembro para concorrer a um novo mandato, tendo sido nomeado o vice-presidente Riko Rakotovao como chefe de Estado temporário durante o período eleitoral.

Hery Rajaonarimampianina, líder do partido Novas Forças para Madagáscar, tomou posse como Presidente do país em janeiro de 2014, após vencer as eleições presidenciais em 2013. O candidato presidencial Marc Ravalomanana, de 68 anos, foi chefe de Estado do Madagáscar de 2002 até 2009 e está entre os candidatos nas eleições. Também concorre Andry Rajoelina, líder do partido Jovens Malgaxes Determinados, que foi chefe de Estado do país entre 2009 e 2014.

Os analistas apontam os três candidatos como os favoritos nas eleições presidenciais. Nestas eleições concorrem ainda Didier Ratsiraka, líder do partido Associação para o Renascimento de Madagáscar e ex-presidente do país (1975-1993 e 1997-2002) e Roland Ratsiraka, sobrinho de Didier e líder do partido Madagáscar Chega à Razão.

O Presidente é eleito para um mandato de cinco anos. A segunda volta presidencial realiza-se a 19 de dezembro se nenhum candidato obtiver mais de 50% na primeira volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR