A Tesla iniciou hoje uma operação de apresentação do Model 3 à escala europeia, revelando o seu modelo mais popular e acessível aos consumidores que já o encomendaram, bem como a todos aqueles que estão na dúvida ou apenas curiosos. Além de Lisboa, mais precisamente na área de exposição fixa que a marca tem na entrada principal do El Corte Inglés, o novo 3 está exposto em Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Suécia, Noruega, Suíça, Áustria e Holanda – com a China a ser igualmente integrada neste primeiro grupo de mercados que têm acesso ao modelo, depois dos EUA e Canadá. Os restantes países seguir-se-ão em breve.
Apesar de serem unidades americanas, o que é apenas visível através da tomada de carga, pois utilizam a exclusiva da Tesla em vez da CCS Combo, que vai ser montada em todos os veículos a vender na Europa, esta primeira visita do Model 3 ao Velho Continente destinou-se a satisfazer a curiosidade dos clientes que o encomendaram há mais de dois anos, bem como todos os outros desejosos de conhecer de perto o veículo eléctrico de que mais se fala.
Agora que já está em Portugal, onde vai continuar exposto pelo menos durante duas semanas, o novo 3 tranquilizou o espírito dos potenciais clientes, especialmente satisfeitos com o aspecto do Tesla, o seu espaço interior, as sua tecnologia e a forma como tudo se regula. Mas este primeiro contacto levanta um novo conjunto de questões e de dúvidas, com destaque para quando vai chegar ao nosso país, por quanto, que equipamento inclui de série, além de “detalhes” como onde se levanta o carro e onde se assiste, uma vez que não existe uma rede tradicional de concessionários.
Quando chega e por quanto?
Duas questões fáceis de colocar, mas difíceis de responder, especialmente para os que desejam datas e valores exactos. A Tesla já iniciou a produção dos Model 3 destinados ao mercado europeu, que se distinguem dos americanos e canadianos, os únicos mercados onde já está disponível, pela tomada de carga e, obviamente, o sistema eléctrico que está por trás. Para já, foram produzidas apenas algumas unidades, para validar o diferente sistema de carga, uma vez que os Tesla americanos não podem recarregar nos Superchargers europeus.
As mais recentes informações da marca apontam para a fabricação em série das primeiras unidades do Model 3 europeu arrancar no início de 2019, em conjunto com as destinadas aos mercados da América do Norte, que continuarão a ser a maioria (das cerca de 500.000 encomendas, o fabricante apenas entregou 100.000). Os primeiros clientes na Europa deverão receber o seu eléctrico no segundo trimestre do próximo ano, mais próximo de Junho.
À semelhança do que aconteceu com o mercado doméstico, também por cá deverão ser os modelos mais dispendiosos a surgir primeiro, ou seja, o Performance, o Dual Motor com bateria Long Range (75 kWh) e o Mid Range (62 kWh) com apenas tracção traseira. Isto apesar de tudo indicar que, finalmente em meados de 2019, deverá começar a produção da versão mais simples do Model 3, aquela equipada com a bateria mais pequena (50 kWh) e tracção atrás (RWD), que nos Estados Unidos da América vai ser proposta por 35.000 dólares, antes de impostos. Contudo, esta é também a versão que a maioria dos clientes americanos que encomendaram o 3 está à espera, o que o deve impedir de atravessar o Atlântico antes de 2020.
Quanto ao preço a praticar em Portugal, adivinhar o valor definitivo é uma tarefa quase ciclópica, mas o Tesla Club de Portugal faz algumas simulações, embora revele que, de acordo com as informações que recolheu, a antecipada redução devida ao câmbio dólar/euro deverá ficar parcialmente “em casa”, para cobrir o transporte, o que tornará este o “transporte” mais caro da história (4.000€)…
Como os 35.000 dólares não incluem impostos e os veículos eléctricos pagam basicamente o IVA à entrada do país, é fácil concluir que o preço final do Model 3 Standard, com 50 kWh e tracção atrás deverá variar entre 42.000€ e 43.000€. Seguindo o mesmo raciocínio, o Mid Range poderá ser proposto por cerca de 54.000€ e o Long Range Dual Motor por 60.000€. Isto antes dos incentivos do Estado e da recuperação do IVA (para as empresas).
Qual o equipamento que vai oferecer de série?
O equipamento depende da versão, como é normal em qualquer fabricante, com a Tesla a ter ultimamente simplificado (reduzido) o número de versões para optimizar o aparelho produtivo. Assim, tanto o Model 3 Performance, como o Long Range Dual Motor e o Mid Range RWD estarão disponíveis na Europa com o mesmo equipamento Premium dos EUA, pois não faz sentido que depois de ter decidido simplificar para acelerar a produção, a Tesla venha agora inserir mais alterações no 3 europeu, além do sistema eléctrico.
O pack Premium inclui estofos, interior de portas e tablier revestidos a pele, tejadilho panorâmico, bancos eléctricos e aquecidos, sistema áudio premium, retrovisores exteriores eléctricos, modos de condução, faróis LED à frente e atrás, entre outros. Está igualmente integrado no equipamento destas três versões mais sofisticadas o Autopilot – a versão normal, pois o Enhanced Autopilot, aquele que já tem o hardware para futuramente permitir condução autónoma, quando tal for legal, implica um custo adicional de 4.420€ –, além da actualização de software over-the- air, sistema de navegação com mapas de satélite, sistema de busca da Google e conectividade premium durante o primeiro ano.
A versão Performance, que na essência é um Long Range com Dual Motor, mas mais potente e com um cariz mais desportivo, junta aos pergaminhos do Long Range suspensão rebaixada, jantes de 20 polegadas, discos e maxilas maiores, apêndices aerodinâmicos em carbono e o modo de condução Track Mode, além de maior rapidez nas acelerações (3,3 segundos de 0-96 km/h) e velocidade máxima mais elevada (250 km/h).
Quando estiver disponível, a versão Standard deverá incluir os estofos revestidos a tecido, similares à versão base dos Model S e X, material que é igualmente utilizado nos painéis de porta.
Onde posso comprar e assistir?
À falta de melhor solução, isto se habitar fora de Lisboa ou do Porto, tem sempre a Internet e o site da marca para realizar as suas simulações, analisar as características técnicas, configurar o modelo a seu gosto e encomendá-lo. Todas estas operações podem ser igualmente realizadas nas duas lojas fixas que a marca possui nos El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, bem como nas pop up stores que surgem em locais espalhados pelo país, especialmente no Algarve durante o Verão.
Depois de se sentir esclarecido e ter colocado a sua encomenda, resta aguardar que o informem que o seu carro chegou, tendo então de se deslocar ao centro de entregas no Prior Velho, em Lisboa. Quem habitar noutros locais, pode sempre combinar com os representantes do construtor soluções alternativas e mais próximas.
Para assistir o modelo, isto enquanto não abre o centro de assistência há muito previsto para Lisboa, a Tesla começa por tentar resolver o problema à distância, over-the-air, garantindo que cerca de 80% das anomalias são ultrapassadas desta forma. Caso isto não funcione, será visitado, em casa ou no escritório, por uma equipa móvel de assistência com técnicos portugueses, que tentará colocar tudo operacional.
Se estes dois passos falharem, então o carro será rebocado para a oficina, solução indicada para intervenções mais profundas, ou pequenos toques. Para os grandes toques, aqueles que envolvem a estrutura do Tesla, em alumínio em grande parte no Model 3 e a 100% nos Model S e X, então a marca americana recolhe o veículo e coloca-o a reparar ao nível do chassi e carroçaria na… SIVA. Isto porque o representante das marcas do Grupo Volkswagen em Portugal possui grande experiência em carros em alumínio, que adquiriu em modelos como o Audi A8, sendo pois o parceiro ideal para prestar este tipo de serviço altamente especializado.