Lifestyle

Escola da Casa IKEA: quando a casa também é uma lição

Entre tendências e estilos, quem nunca quis ter mais do que uma breve noção de decoração? Depois dos workshops de loja, chegaram os workshops digitais da Escola da Casa IKEA.

Os workshops digitais da Escola da Casa IKEA estão prontos para fazer de sua casa a melhor lição, sem ter de sair do lugar. Sem nota final, claro – mas que, no final, se nota.

A Escola da Casa IKEA, projeto que já tinha a decoração como centro da questão nos workshops de loja da IKEA, chegou agora em versão digital, num conjunto de cursos online sem trabalhos de casa, mas com muita casa para trabalhar. Ora vejamos – sabe as tendências de cada estação, mas não sabe como as aplicar? Quer ter mais arrumação no quarto sem que este deixe de ser refúgio? Quer renovar a sala, mas não sabe por onde começar? Então, está na hora de aprender uma (ou duas) coisas.

Nesta Escola, haverá lições para todos os gostos e para todos os cantos – da casa: preparar a sala para uma nova estação, escolher uma decoração de Natal sem igual, receber as cores da primavera no quarto, e muito, muito mais. Na primeira temporada, é Marta Cunha, designer de interiores da IKEA, que irá guiá-lo ao longo dos vários episódios, mas poderá contar, também, com convidados surpresa, prontos para garantir que fica a saber o melhor de cada lição. E se a memória o atrapalhar, não se esqueça: vai poder sempre voltar atrás.

Entre lições, poderá ver, ainda, a rubrica Dicas de Decoração, com ideias e dicas fáceis de aplicar – e as Contas Feitas, que lhe vai mostrar como renovar com diferentes artigos e orçamentos, sem nunca perder de vista o (mesmo) estilo.

A primeira temporada da Escola da Casa IKEA estreia hoje, veja o primeiro episódio sobre tendências: Tendência para aquecer. A primeira de 8 aulas cheias de ideias para preparar a casa para o inverno (e para o Natal). Como as tendências desta estação, prontas a fazer chegar o quentinho ao coração da sua casa:

Tendência 1: cores fortes

Esta estação chega em tons escuros de vermelho, azul e verde, com ambientes nostálgicos, mas acolhedores. Enquanto o verde e o azul remetem para a natureza, oferecendo um lado sofisticado e exótico ao ambiente, o vermelho liga-nos à terra, dando um toque de estilo e robustez.

Tendência 2: padrões xadrez

Use (e abuse) dos padrões xadrez, que piscam o olho a vários estilos e épocas, desde a art déco parisiense da década de 20 à aristocracia britânica. Para um toque de design, combine cores e formas, em almofadas, tapetes, cortinados ou até num simples abajur.

Tendência 3: padrões florais

A tendência é de inverno, mas as flores estão por todo o lado. Misture-as com os padrões xadrez e encha a casa de motivos florais, para um visual mais arrojado e dramático.

Tendência 4: veludos e metais

Para um jogo de texturas muito pouco monótono, cruze o calor de pormenores em veludo com o frio dos detalhes metálicos (sejam aço, cromado ou latão polido): vai dar profundidade ao ambiente, num estilo intencionalmente carregado.

Tendência 5: coleções & arrumações

Assumidamente nostálgico, este inverno lança um verdadeiro convite à memória: estantes, vitrines e expositores devem mostrar coleções, achados ou lembranças, para que a decoração também conte uma história.

Curioso? Se ainda não é membro IKEA FAMILY, inscreva-se e será sempre o primeiro a saber de novos episódios. E se, ainda assim, quiser estar a par de tudo o que se diz sobre decoração, mas lado a lado com os especialistas, não se preocupe: a Escola da Casa IKEA continuará em formato presencial, com os workshops nas lojas, exclusivos para membros IKEA FAMILY. A verdade, é que ao fazer parte desta família, vai poder aprender ainda mais sobre a sua casa e, no final, pôr em prática tudo o que (já) vai saber. De coração.

Este conteúdo é da autoria da IKEA

Saiba mais em https://observador.pt/seccao/observador-lab/ikea-inspira/

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
PAN

A culpa como arma final /premium

André Abrantes Amaral

Antes o pecador ia para o Inferno; agora destrói a Terra. A Igreja falava em nome de Deus; o PAN fala em nome do planeta. Onde foi buscar tal ideia é o que a democracia tem tido dificuldade em perguntar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)