Ums série de três anúncios da marca de moda italiana Dolce & Gabbana, que mostravam uma mulher chinesa vestida com a roupa da marcar a tentar comer comida italiana — pizza, esparguete e cannoli — com pauzinhos (os famosos “chopsticks”), motivou críticas de anónimos e figuras públicas de todo o mundo. As reações já levaram a marca a emitir um pedido de desculpas e a cancelar um desfile de moda que tinha agendado em Xangai.

Os anúncios, que se tornaram virais nas últimas horas, foram considerados “racistas” e “discriminatórios” por muitos utilizadores das redes sociais. Pode vê-los abaixo e tirar as suas próprias conclusões:

https://twitter.com/dolcegabbana/status/1063758991531085824

https://twitter.com/dolcegabbana/status/1063784658394066944

https://twitter.com/dolcegabbana/status/1063817534636507141

Inseridos numa nova campanha da marca chamada DG Loves China, que tem como intuito divulgar e promover as criações de moda da Dolce & Gabbana neste país, os anúncios não foram criticados apenas pelo conteúdo visual mas pelo discurso paternalista do narrador.

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Embora o narrador fale em língua chinesa, as suas frases no anúncio dedicado aos canolli italianos foram traduzidas para inglês pela popular página (quase um milhão de seguidores) Diet Prada na rede social Instagram. As legendas deixam claro que o narrador está a parodiar os hábitos da protagonista do anúncio, que se ri quando não consegue comer o canolli como o narrador sugere. Este pergunta-lhe: “Mesmo assim é demasiado grande para ti, não é?”. Pouco depois, sugere-lhe uma nova forma para comer o canolli com os pauzinhos, esta consegue e este diz-lhe: “Isto vai fazer-te sentir como se estivesses na Itália, mas estás na China!”. Ela ri-se abanando a cabeça em sinal de concordância.

No texto que acompanha a divulgação do vídeo já com legendas inglesas, os autores da página Diet Prada escrevem: “Numa tentativa de apelar mais intensamente aos consumidores chineses de produtos de luxo, a Dolce Gabbana divulgou uns vídeos ‘instrutivos’ bastante ofensivos relativos ao uso de pauzinhos”. Os autores falam na replicação de um “estereótipo gasto e falso sobre pessoas a quem falta refinamento ou cultura para saberem como comer comida estrangeira” e critica “a pronúncia cómica de palavras e nomes estrangeiros”. “Tenta chegar à China, mas em vez disso goza com ela com uma versão de paródia sobre o que a China moderna não é… uma piada para outros se divertirem”, lê-se ainda. Vale a pena ver uma segunda vez, com esta nova perspetiva:

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#DGlovesChina ? More like #DGdesperateforthatChineseRMB lol.  In a bid to further appeal to luxury's covetable Chinese consumers, @dolcegabbana released some hella offensive “instructional” videos on the usage of chopsticks.  Pandering at it's finest, but taken up a notch by painting their target demographic as a tired and false stereotype of a people lacking refinement/culture to understand how to eat foreign foods and an over-the-top embellishment of cliché ambient music, comical pronunciations of foreign names/words, and Chinese subtitles (English added by us), which begs the question—who is this video actually for?  It attempts to target China, but instead mocks them with a parodied vision of what modern China is not…a gag for amusement. Dolce & Gabbana have already removed the videos from their Chinese social media channels, but not Instagram.  Stefano Gabbana has been on a much-needed social media cleanse (up until November 2nd), so maybe he kept himself busy by meddling with the marketing department for this series. Who wants to bet the XL cannoli “size” innuendos were his idea? Lmao. • #dolceandgabbana #altamoda #rtw #dgmillennials #stefanogabbana #shanghai #chinese #italian #cannoli #meme #wtf #dumb #lame #chopsticks #foodie #tutorial #cuisine #italianfood #asianmodel #asian #chinesefood #dietprada

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Depois das críticas, reforçadas em algumas centenas de comentários na publicação e também na posição já assumida por celebridades chinesas como os atores Zhang Ziyi, Chen Kun, Li Bingbing e Dilraba Dilmurat, a marca italiana emitiu um pedido de desculpas na rede social chinesa Weibo, aponta a agência Reuters. A acompanhar o pedido de desculpas vinha a notícia do adiamento do desfile  da marca inicialmente agendado para esta quarta-feira à noite em Xangai. “Também lamentamos profundamente os inconvenientes que esse adiamento possa causar”, acrescentava a Dolce & Gabbana.

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