Com a aproximação do Salão de Los Angeles, que decorrerá entre 30 de Novembro e 9 de Dezembro, a Volvo volta a surpreender, pois se no passado fez saber que preferia concentrar a sua atenção na criação de eventos próprios, em vez de marcar presença em certames dedicados ao automóvel, agora avisa que, afinal, vai a Los Angeles. Só que não leva carro nenhum!
O stand do construtor sueco quer romper completamente com a tradição: nada de novos modelos cobertos por capas ou adornados por mulheres ou homens esculturais. Pelo contrário, o choque está garantido no espaço central onde, no lugar que seria habitualmente reservado à grande novidade, vai ler-se a seguinte inscrição: “Isto não é um Automóvel”. Legendas à parte, afinal o que é a Volvo vai lá fazer?
Ao chamar à edição deste ano Automobility LA, a organização reconhece a disrupção por que passa atualmente a nossa indústria. Queremos demonstrar que percebemos a mensagem e iniciar um diálogo sobre o futuro da mobilidade automóvel. Assim, em vez de trazermos um concept car, iremos falar do conceito do automóvel. Sabemos que, este ano, não iremos vencer o prémio de “Melhor Carro do Salão”, mas estamos confortáveis com isso uma vez que este já não é um salão de automóveis”, responde Mårten Levenstam, da Estratégia de Produto da Volvo Cars.
De acordo com a nota enviada à imprensa, o espaço da marca em Los Angeles oferecerá aos visitantes uma “experiência nova” e não “mais do mesmo”, centrando-se nos serviços conectados (in-car delivery e car sharing), na condução autónoma e no automóvel do futuro, com o concept 360c, vem como no serviço de subscrição Care by Volvo.