A maior trufa branca de Alba que Portugal já viu foi apresentada hoje pelo chef Tanka Sapkota, o nepalês que ao longo dos últimos anos se tem cimentado como um dos melhores cozinheiros de comida italiana em Portugal. Com cerca de um quilo e 200 gramas (1,153 kg, mais precisamente), o enorme fungo foi descrito pelo próprio Tanka como sendo, “provavelmente”, “a maior trufa da década”. É sempre difícil precisar afirmações destas mas uma coisa é certa: é quase duas vezes maior que a que Ljubomir Stanisic apresentou em 2016, cujo peso rondava as 620 gramas — e que foi descrita como sendo “a maior de país”.

“Até estou nervoso!”, disse o chef no início da apresentação que se realizou num dos seus restaurantes, o Come Prima (gere ainda o Il Mercato e o Forno d’Oro). Perante uma plateia de vários jornalistas, o cozinheiro que no início do mês foi nomeado Cavaleiro da Trufa e do Vinho de Alba, título atribuído a personalidades de relevo que promovem os produtos desta região italiana, explicou que soube da existência desta preciosidade através de uma mensagem do WhatsApp. “Não costumo ver mensagens logo de manhã, mas nesse dia olhei para o telefone e vi que me estavam a perguntar se tinha interesse em ficar com uma trufa de 1,2 kg”, contou. Tanka diz que acordou a mulher, perguntou-lhe se devia aceitar e a resposta surgiu “em dois segundos”: “claro que sim!”.

A trufa gigante do chef Tanka Sapkota. ©Diogo Lopes/Observador

Tanka diz que trabalha com trufas “desde 2007” e que sempre teve preferência pelas da zona de Alba, no interior noroeste de Itália. Desde que arrematou este exemplar, “vários americanos e italianos” já lhe ligaram “para saber como tinha conseguido ficar com ela”. O trunfo por trás deste momento histórico deve-se ao relacionamento que o chef já conseguiu estabelecer com caçadores de trufa em Alba, região que já visita há vários anos. Essa proximidade faz com que consiga negociar diretamente com a “fonte”, facilitando o processo de compra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só o assunto “preço” é que ficou fora das explicações de Tanka Sapkota. O cozinheiro preferiu não revelar o valor envolvido na compra desta trufa gigante (as brancas são mais raras que as pretas, daí serem mais caras) mas, segundo o preço médio que tem sido cobrado este ano por 100g (que, pelo que Observador apurou, deve rondar os 350 €), o valor poderá ter rondado os 4 mil e 200 euros.

O chef e a sobrinha fizeram a apresentação. ©Diogo Lopes/Observador

Há poucos dias, por exemplo, uma trufa branca de Alba com 850 g foi vendida em leilão por 85 mil euros. O comprador, um anónimo de Hong Kong, não se importou de dar um valor quase 30 vezes mais alto da média que tem sido aplicada em 2018.

Segundo o Livro do Guinness, a maior trufa branca de sempre pesava 1,786 kg (foi registada uma semana depois de ter sido encontrada, nessa altura tinha mais 104g, perdeu peso por causa da evaporação) e foi descoberta perto de Perugia, na faixa central da península italiana. A sua venda foi feita em leilão, nos EUA, e um comprador anónimo de Taipé arrematou-a por pouco mais de 54 mil euros, no dia 6 de dezembro de 2014. O anterior record foi estabelecido por um fungo que pesava 1,500 kg, encontrado na Toscana e vendido ao multi-milionário chinês Stanley Ho por 300.000$ (segundo a taxa de câmbio atual, 291 mil euros).