Escapadinhas

Óscares do turismo: Portugal é o “Melhor Destino do Mundo” (outra vez) e Lisboa a “Melhor Cidade Destino”

28.000

Portugal ganhou 17 prémios atribuídos pelos World Travel Awards numa gala realizada pela primeira vez em terras lusas. Lisboa é dupla vencedora nos "óscares do turismo". O resultado é histórico.

© Gustavo Figueiredo Photography

Portugal foi eleito o “Melhor Destino do Mundo” pelo segundo ano consecutivo. O país ganhou um total de 17 “óscares do turismo”, atribuídos pelos World Travel Awards, numa cerimónia que ocupou o Pátio da Galé, em Lisboa, este sábado à noite. A capital portuguesa é, aliás, uma das grandes vencedoras: Lisboa foi eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” a nível mundial.

Esta foi a primeira vez que a gala de entrega dos prémios — que já vai na sua 25.ª edição — se realizou em Portugal, à semelhança do que aconteceu a 23 de Novembro, quando o Pavilhão Carlos Lopes recebeu a estreia em absoluto da gala do Guia Michelin em terras lusas. O resultado desta edição dos World Travel Awards também é histórico, sobretudo quando comparado com os sete prémios que o país venceu no ano passado e com os quatro atribuídos em 2016. 2018 viu chegar 16 galardões, comummente conhecidos como “óscares do turismo”.

Portugal, que volta a distinguir-se na categoria “Melhor Destino do Mundo”, fez frente a África do Sul, Brasil, Espanha, EUA, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Malásia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quénia, Ruanda, Sri Lanka e Vietname. De referir ainda que o país foi reeleito “Melhor Destino Turístico da Europa” pelo segundo ano consecutivo em junho deste ano. Este é também o segundo ano consecutivo em que Lisboa é distinguida como “Melhor Destino para City Break” a nível mundial, sendo que em junho foi eleita “Melhor Cidade Destino Europeu”. É a primeira vez que Lisboa recebe dois prémios mundiais no mesmo ano.

Mas as boas novas não se ficam por aqui e vão além de Lisboa. Madeira vê repetido o prémio do ano passado, na categoria de “Melhor Destino Insular”, à semelhança do que acontece com os Parques de Sintra — Monte da Lua, novamente considerados a “Melhor Empresa em Conservação”, e o Turismo de Portugal, que foi uma vez mais distinguido como “Melhor Organização de Turismo”. Prémio também para a Amazing Evolution Management, distinguida como o operador líder mundial de boutique hotels.

A companhia aérea TAP leva para casa três galardões, incluindo o de “Melhor Revista A Bordo”, e há cinco hotéis portugueses no pódio — Corinthia Hotel Lisboa, Olissippo Lapa Palace Hotel, The Vine Hotel, Vila Joya Hotel Restaurant, no Vila Joya, e Conrad Algarve. Pode consultar a lista completa abaixo.

A lista completa dos prémios atribuídos a Portugal

1. Melhor Atração Turística de Aventura
Passadiços do Paiva

2. Melhor Cidade Destino City Break
Lisboa

3. Melhor Cidade Destino
Lisboa

4. Melhor Hotel de Cidade
Corinthia Hotel Lisboa

5. Melhor Hotel Clássico
Olissippo Lapa Palace Hotel

6. Melhor Empresa em Conservação
Parques de Sintra – Monte da Lua

7. Melhor Hotel de Design
The Vine Hotel

8. Melhor Destino
Portugal

9. Melhor Hotel de Gine Dining
Vila Joya Hotel Restaurant, Vila Joya

10. Melhor Revista A Bordo
Up Magazine (TAP Air Portugal)

11. Melhor Resort de Lazer de Luxo
Conrad Algarve

12. Melhor Organização de Turismo
Turismo de Portugal

13. Melhor Companhia Aérea para África
TAP Air Portugal

14. Melhor Companhia Aérea para América do Sul
TAP Air Portugal

15. Melhor Site de Entidade de Turismo
VisitPortugal

16. Melhor Destino Insular
Madeira

17. Melhor Operador de Boutique Hotels
Amazing Evolution Management

(notícia atualizada no dia 2 de dezembro, com a indicação do 17º galardão atribuído a Portugal, entregue à Amazing Evolution Management)

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt
Filhos

Guarda conjunta em residência alternada /premium

Eduardo Sá
220

A recomendação de ser “regra” o regime de guarda conjunta com residência alternada, se mal gerida, pode trazer a muitas crianças uma regulação da responsabilidade parental mais populista do que justa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)