O Sport Lisboa e Benfica elaborou um relatório, enviado esta sexta-feira para a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes, no qual faz referência a um conjunto de lances nos quais apontam falhas de arbitragem em partidas da Liga NOS. Em causa estão alguns jogos do Futebol Clube do Porto, documentados em vídeo, nos quais o Benfica indica ter havido favorecimento desse mesmo clube.
Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, disse em entrevista à Antena 1 que “alguns erros são de difícil compreensão, sobretudo ao nível do VAR, e estou a recordar especificamente o jogo do FC Porto com o Feirense em casa, no primeiro golo do FC Porto, e mais recentemente o Boavista-FC Porto, em que houve uma grande penalidade [contra a equipa portista] que o VAR incompreensivelmente não viu. Objetivamente, a nossa intenção é contribuir para a melhoria das arbitragens e para a verdade desportiva da competição”, salientando que “a dualidade de critérios na arbitragem deve ser combatida”.
O objetivo é contribuir para a melhoria das arbitragens, permitir que se analise os erros cometidos de forma a melhorar. São lances de diversos jogos e de várias equipas, mas não escondemos que os principais erros estão relacionados com o FC Porto, e foram erros que receberam unanimidade nos diversos painéis de especialistas e comentadores dos diferentes órgãos de Comunicação Social. Tal como tínhamos dito no início da semana, essa exposição segue hoje”, concluiu o diretor de comunicação benfiquista.
Segundo o site oficial do Benfica, os lances polémicos referidos no relatório são os seguintes:
Jornada 2 (19 de agosto de 2018)
Jogo: Belnenses – FC Porto (2-3)
Árbitro: Carlos Xistra
Assistentes: Paulo Soares e Pedro Martins
4.º árbitro: José Rodrigues
VAR e AVAR: João Capela e Venâncio Tomé
Descrição do lance: A bola embateu num braço do jogador do Belenenses, Henrique Almeida, e o árbitro considerou que era falta. Da grande penalidade resultou a vitória do FC Porto.
Jornada 3 (25 de agosto de 2018)
Jogo: FC Porto – V. Guimarães (2-3)
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Nuno Pereira e Valdemar Maia
4.º árbitro: Vítor Ferreira
VAR e AVAR: Bruno Paixão e Paulo Ramos
Descrição do lance: aos 41 minutos houve um penálti por sancionar contra o FC Porto, alega o Benfica. João Carlos Teixeira, do Vitória de Guimarães, foi rasteirado dentro da área do FC Porto por Otávio. Aos 42 minutos, o segundo golo do FC Porto, marcado por André Pereira, foi obtido em fora de jogo, diz o mesmo relatório.
JORNADA 5 (22 de setembro de 2018)
Jogo: Vitória de Setúbal – FC Porto (0-2)
Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Pedro Ribeiro e Tiago Leandro
4.º árbitro: José Rodrigues
VAR e AVAR: Vasco Santos e Luciano Maia
Descrição do lance: aos 21 minutos, aponta o Benfica, Felipe fez falta para cartão vermelho sobre Hildeberto Pereira (o FC Porto estava em vantagem por 0-1 e, em caso de expulsão, jogaria mais de uma hora com menos um jogador).
JORNADA 8 (28 de outubro de 2018)
Jogo: FC Porto – Feirense (2-0)
Árbitro: Rui Oliveira
Assistentes: Paulo Vieira e Nélson Cunha
4.º árbitro: Marco Cruz
VAR e AVAR: Vasco Santos e Pedro Fernandes
Descrição do lance: Aos 22 minutos, Felipe marcou. O árbitro considerou o golo irregular e o VAR chamou o juiz da partida, que muda a sua decisão, validando o golo. O resultado estava 0-0 e foi o primeiro golo do FC Porto.
JORNADA 10 (10 de novembro de 2018)
Jogo: FC Porto – SC Braga (1-0)
Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares
4.º árbitro: Manuel Oliveira
VAR e AVAR: Luís Ferreira e Valdemar Maia
Descrição do lance: Aos 57 minutos, Soares atingiu o adversário (Claudemir) na cara com um braço, num lance para segundo cartão amarelo, indica o relatório entregue pelo SLB. O árbitro não puniu a cotovelada. O resultado estava 0-0 e Soares não teria sido o autor do golo do FC Porto aos 88′, em caso de expulsão.
JORNADA 11 (2 de dezembro de 2018)
Jogo: Boavista – FC Porto (0-1)
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Ricardo Santos e Bruno Trindade
4.º árbitro: João Malheiro Pinto
VAR e AVAR: Fábio Veríssimo e Pedro Martins
Descrição do lance: Aos 69 minutos, Brahimi rasteirou Rochinha dentro da área. O resultado estava 0-0.