A Eleven Sports, empresa britânica que em Portugal detém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões e de inúmeros outros direitos desportivos, está em risco de cessar operações no Reino Unido e na Irlanda. A empresa detida pelo italiano Andrea Radrizzani está a ter dificuldades em implementar o modelo de negócio no país — onde chegou há quatro meses, sensivelmente o mesmo tempo em que está em Portugal — e procura agora “reestruturar os acordos existentes para que o atual serviço de transmissão continue”.

De acordo com o The Telegraph, as falhas na distribuição da Eleven Sports no Reino Unido têm sido constantes e as perdas são crescentes. Agora, a situação agravou-se quando a UFC, a competição de artes marciais mistas, acionou uma cláusula que lhe permite cancelar o contrato de exclusividade com a empresa, que arrancaria em janeiro. Para além da UFC, a Eleven Sports detém as transmissões para o Reino Unido da La Liga, da Serie A e da Eredivisie.

“Sem acordos com as plataformas existentes, ao mesmo tempo que enfrentamos desafios de pirataria, as atuais dinâmicas de mercado tornam o Reino Unido e a Irlanda países muito hostis a novos operadores”, explicou a Eleven Sports em comunicado. A empresa estará a manter conversações com outros parceiros para assegurar a continuidade do negócio e a permanência nos países.

O The Telegraph lembra ainda que uma eventual saída da Eleven Sports do Reino Unido e da Irlanda — com todos os custos associados — poderá ter consequências para o Leeds United, clube que Andrea Radrizzani adquiriu no passado mês de maio. O Leeds, treinado por Marcelo Bielsa, está atualmente no segundo lugar do Championship a apenas um ponto do líder Norwich e pode sofrer constrangimentos orçamentais se a Eleven Sports terminar as operações no Reino Unido. O jornal inglês avança que o empresário italiano já terá mesmo procurado garantias por parte de investidores caso o Leeds não consiga a promoção à Premier League.

De recordar que em Portugal, onde a Eleven Sports chegou também este ano, a empresa detém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, da La Liga, da Bundesliga, da Ligue 1, do campeonato belga, da Youth League e ainda da NFL e de desportos de combate (para além da Fórmula 1, em vigor na próxima temporada).