Lifestyle

Um Natal à grande… e à sueca

Um ambiente de conto de fadas, em que tudo é perfeito e luminoso? Assim é o Natal na Suécia, onde se empenham em cada detalhe para torná-lo mágico. Da iluminação à mesa de consoada.

Se os portugueses adoram o Natal, os suecos não lhes ficam atrás, e vivem intensamente cada momento desta quadra. Os festejos começam logo no início de dezembro, altura em que o país inteiro entra no espírito natalício com uma energia incrível. E o mais importante é a oportunidade de celebrar com a família e amigos e brindar às coisas boas da vida.

Neste país nórdico, onde o inverno é rigoroso e os dias muito curtos, as decorações e iluminações de Natal são primordiais. Permitem resgatar a terra à escuridão, com o seu brilho e magia. E estão por todo o lado. Nas ruas, nos típicos mercados de natal cheios de gente, nas janelas dos bares, dos escritórios e das casas.

E se é para celebrar, que seja com tudo aquilo a que se tem direito. Não podem faltar, por exemplo, as deliciosas lussekatter, acompanhadas por um reconfortante Glögg, que os suecos simplesmente não dispensam. Não sabe do que é que estamos a falar? Então espreite a fotogaleria e fique a conhecer esta e outras tradições natalícias suecas.

Clique na fotografia e tire ideias da IKEA para a decoração de Natal da sua casa:

A IKEA está presente em cada momento e detalhe desta quadra festiva, oferecendo alternativas que vão desde a decoração e a iluminação da casa até à ceia de Natal.

Este Natal, deixe-se inspirar por algumas das tradições natalícias suecas e inove, em sua casa. Transforme um passeio pelo mágico universo de Natal da IKEA no ponto de partida para um Natal ainda mais luminoso, em família.

Saiba mais em https://observador.pt/seccao/observador-lab/ikea-inspira/

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
PAN

A culpa como arma final /premium

André Abrantes Amaral

Antes o pecador ia para o Inferno; agora destrói a Terra. A Igreja falava em nome de Deus; o PAN fala em nome do planeta. Onde foi buscar tal ideia é o que a democracia tem tido dificuldade em perguntar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)