Lançamentos

E-Primatur vai publicar ficção completa de Voltaire e único livro de ficção de Judith Teixeira

180

A "Ficção Completa" do filósofo francês vai chegar às livrarias em março, na mesma altura que uma coleção de contos e novelas fantásticos de Dumas. "Satânica", de Judith Teixeira, vai ter nova edição.

Escritor, historiador e filósofo, Voltaire é um dos nomes grandes do pensamento ocidental

De Agostini/Getty Images

A E-Primatur vai publicar, em março, um volume com a ficção completa de Voltaire, revelou a editora ao Observador. Os textos foram traduzidos por “grandes nomes das letras lusas”, como Alexandre Pinheiro Torres, João Gaspar Simões ou José Marinho. São “obras fundamentais, ficções filosóficas e sátiras demolidoras que resumem em episódios invulgares ou cenas orientalistas as principais preocupações que presidiram aos grandes momentos da filosofia europeia”, referiu a E-Primatur.

No primeiro semestre de 2019, a editora vai também publicar uma nova edição de Satânica, o único livro de ficção de Judith Teixeira. A autora ficou conhecida pelo envolvimento na polémica da chamada “Literatura de Sodoma”, que estalou no início de 1923 quando a Liga de Ação de Estudantes de Lisboa decidiu levar a cabo uma ação moralizadora contra os “livros torpes” que enchiam as livrarias da capital, entre os quais se contava Decadência, de Teixeira, e também Canções, de António Botto. Satânica é uma “obra provocadora e atípica nas letras lusas” que, segundo a editora, “traça um estreito caminho entre a sensualidade e o sobrenatural, entre os valores morais e o inferno do pecado”.

Pela E-Primatur vai também sair, já em fevereiro, a Ficção Curta Completa, de Herman Melville, em março uma coleção de contos e novelas fantásticos de Alexandre Dumas, e no mês seguinte o segundo volume de Ficção Curta Completa, de H. G. Wells. A segunda parte da nova tradução de As Mil e Uma Noites, a primeira em português feita a partir dos manuscritos árabes mais antigos, vai ser publicada também em abril, no mês em que deverá também chegar às livrarias um volume de teatro e lírica de Luiz Vaz de Camões, que faz parte da coleção das obras completas do poeta, a primeira deste género em Portugal.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)